Curso Avançado de Folha de Pagamento Aplicada ao SIAPE.

APLICADA AO SISTEMA SIAPE

MODALIDADE: Online e ao vivo

De 22/07/2024 a 26/07/2024

Valor de Inscrição: R$ 1.897,00 (Individual)

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Apresentação

Essa ação de desenvolvimento tem o objetivo de traçar, de forma didática e prática, toda a trajetória da área de gestão de pessoas, capacitando os servidores dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal para a utilização das ferramenta Capacitar os servidores dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal para a utilização do SIAPE Folha de Pagamento, identificando suas funcionalidades e operacionalizando os diversos módulos do sistema e oferecer conhecimentos que possibilitem a aplicação correta das normas inerentes aos procedimentos concessórios no serviço Público.

Objetivo

Capacitar servidores públicos para atuar na área de folha de pagamento dos órgãos e entes públicos, desenvolvendo as competências necessárias para a realização das rotinas de folha de pagamento.

Proporcionar o conhecimento da legislação relativa à folha de pagamento de pessoal, em especial a Lei nº 8.112/1990 e demais atos normativos do MGI - Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços;

✓ Conhecer as totinas necessárias na elaboração da Folha de Pagamento;

✓ Conhecer o Módulo de Administração do Sistema e como utilizá-lo no desenvolvimento de suas atividades;

✓ Identificar suas características, obejtivos e funcionalidades;

✓ Apresentar as tabelas funcionais, gerais e organizacionais do Siape e usa importância na geração de informações cadastrais e financeiras dos servidores;

✓ Capacitar o profissional a gerar corretamente as informações para esta nova obrigação de acordo com a legislação vigente; e

✓ Orientar na elaboração e no mapeamento de processos para garantir informações corretas na Folha de Pagamento, face às constantes fiscalizações de Controle externo do Tribunal de Contas da União.

Público Alvo

Servidores da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, de Empresas Públicas Federais Dependentes e do Governo do Distrito Federal, que atuem ou pretendam atuar na área de Recursos Humanos, ou ainda, servidores das unidades de Contabilidade, Orçamento, Finanças, Controle Interno e afins, com interesse na área de folha de pagamento.

Conteúdo Programático

1.1 - Apresentações do Órgão responsável pela Capacitação
1.2 - Apresentações do Grupo
2-Tabelas do SIAPE e do SIAPECad
2.1- Tabelas Funcionais
2.2- Tabelas Gerais
2.3- Tabelas Organizacionais
3- Tipos de Folha de Pagamento
3.1 - Folha normal
3.2 - Folha Suplementar
3.3 - Folha Complementar
3.4 - Suplementar Interna
4- Movimentação Financeira na Folha de Pagamento
4.1- On Line
4.2- Carga Batch
4.3- Meses Anteriores
4.4- Exercícios Anteriores
5.5- Remuneração Extra-SIAPE
6-Rotinas de Cálculo
6.1- Manual
6.2- Automático
6.3- Parametrizado
7-Módulo Folha
7.1- DIRF
7.1.1 – Dívidas
7.1.2 - Ajustes nas fichas com líquidos negativos
7.1.3 – Dados analíticos da DIRF
7.6- Acertos financeiros vacância/exoneração/óbitos
8- Descontos Compulsórios
8.1-Imposto de Renda Retido na Fonte - IRRF
8.2-Abate-Teto Constitucional (FPATRENDEX)
9.-Benefícios e Vantagens
9.1 Gratificação Natalina
10-Módulo Gerencial
10.1- Gerencial – Processos Administrativos
10.1.1- Exercícios Anteriores
10.2- Gerencial Financeiro
10.2.1- Relatórios de rubricas /servidores e pensionistas
10.2.2- Demonstrativo de Despesas de Pessoal – DDP
10.2.3- Demonstrativo de Consignações e Recolhimentos
10.2.4- Demonstrativo de Crédito Bancário
11- SIAPENET
11.1. Documentação e Legislação
11.2. Gestor do Sistema
11.2.2.1- Tabelas Afastamento
11.2.2- Tabelas Gratificação
11.3. -Obtenção e Envio de Arquivos
11.3.1- Ciclos de Auditorias Preventivas
11.3.2- Relatórios da Folha
11.4. -Órgão/Upag
11.4.1- Servidor Adicional
11.4.2- Servidor Gratificação
11.4.3- Servidor Afastamentos
12-Transações de atualização do recolhimento no SIAPE

12.1- Acertos de vacância do cargo

12.2.-Vacância por posse em cargo incalculável

12.3-Exoneração do cargo efetivo

12.4- Exoneração ou dispensa de função

12.5-Aposentadoria

12.6-Falecimento

12.7-Reposição e Indenização ao Erário

12.8-Servidor com líquido negativo na Folha de Pagamento

12.9-Movimentação Financeira de Meses Anteriores

12.10=Atualização de Devolução por GRU

SIGEPE

13.1 Modulo Pensão Alimentícia

13.1.1 - Dúvidas

13.2 -Modulo Ação Judicial

13.2.1-Dúvidas

Instrutor

Márcia Verônica Monteiro Silva

Multiplicadora do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão desde 2008, atuou 15 (anos) na área de Gestão de Pessoas no Comando da Aeronáutica e em vários órgãos ministrando diversos cursos na área de RH e DP, Analista em eSocial, faz parte do Grupo de Colaboradores da ESAF desde 2010.

FORMAÇÃO:
- LICENCIATURA em LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, concluído em Fevereiro de 2020.
- Curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Negociação Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Departamento de Ciências Administrativas/Escola de Administração, concluído em Junho de 2011.
- Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, concluído em Setembro de 2005.

Valores

Investimento Individual: R$1.897,00


Incluso:


Plataforma AO VIVO
Acesso à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional.


Replay
Aulas poderão ser assistidas por até 7 dias após sua realização.


Acesso Exclusivo Plataforma do Aluno
Plataforma exclusiva que permite acesso a materiais e interação.


Material
Acesso ao certificado de participação, apostila digital, exercícios e material complementar.


Suporte Técnico
Equipe especializada disponível para atender suas demandas

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Data, Horário e Carga Horária

ONLINE AO VIVO


Data: 22 a 26 de julho de 2024 


Horário do curso: 8h as 12h


Carga horária: 24h/aula

Outras Informações

Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89

Dados bancários:

Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1

Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090

*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (3 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição/fonte pagadora)

Informações Importantes

- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.

Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

- O cancelamento só será aceito com antecedência de 2 (dois) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.

- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.

- A Priori é cadastrada no SICAF

Contatos: (61) 3036-3602 e 3036-3614 Fax: (61) 3036-3624

Emails: inscricao@prioritreinamento.com.br / contato@prioritreinamento.com.br / vendas@prioritreinamento.com.br

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