Curso Avançado de Folha de Pagamento Aplicada ao SIAPE.
MODALIDADE: Presencial
De 26/05/2025 a 28/05/2025
Brasília - DF
Valor de Inscrição: R$ 3.497,00 (Individual)
Essa ação de desenvolvimento tem o objetivo de traçar, de forma didática e prática, toda a trajetória da área de gestão de pessoas, capacitando os servidores dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal para a utilização das ferramenta Capacitar os servidores dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal para a utilização do SIAPE Folha de Pagamento, identificando suas funcionalidades e operacionalizando os diversos módulos do sistema e oferecer conhecimentos que possibilitem a aplicação correta das normas inerentes aos procedimentos concessórios no serviço Público.
Capacitar servidores públicos para atuar na área de folha de pagamento dos órgãos e entes públicos, desenvolvendo as competências necessárias para a realização das rotinas de folha de pagamento.
Proporcionar o conhecimento da legislação relativa à folha de pagamento de pessoal, em especial a Lei nº 8.112/1990 e demais atos normativos do MGI - Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços;
✓ Conhecer as totinas necessárias na elaboração da Folha de Pagamento;
✓ Conhecer o Módulo de Administração do Sistema e como utilizá-lo no desenvolvimento de suas atividades;
✓ Identificar suas características, obejtivos e funcionalidades;
✓ Apresentar as tabelas funcionais, gerais e organizacionais do Siape e usa importância na geração de informações cadastrais e financeiras dos servidores;
✓ Capacitar o profissional a gerar corretamente as informações para esta nova obrigação de acordo com a legislação vigente; e
✓ Orientar na elaboração e no mapeamento de processos para garantir informações corretas na Folha de Pagamento, face às constantes fiscalizações de Controle externo do Tribunal de Contas da União.
O curso consistirá de cunho teórico vivencial, considerando que serão priorizadas atividades práticas no Sistema SIAPE aplicadas aocotidiano dos servidores, através de aulas expositivas e dialogadas contemplando casos práticos, participação e troca de experiências possibilitando que os alunos desenvolvam habilidades e competências específicas as demandas.
Servidores da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, de Empresas Públicas Federais Dependentes e do Governo do Distrito Federal, que atuem ou pretendam atuar na área de Recursos Humanos, ou ainda, servidores das unidades de Contabilidade, Orçamento, Finanças, Controle Interno e afins, com interesse na área de folha de pagamento.
1.1 - Apresentações do Órgão responsável pela Capacitação
1.2 - Apresentações do Grupo
2-Tabelas do SIAPE e do SIAPECad
2.1- Tabelas Funcionais
2.2- Tabelas Gerais
2.3- Tabelas Organizacionais
3- Tipos de Folha de Pagamento
3.1 - Folha normal
3.2 - Folha Suplementar
3.3 - Folha Complementar
3.4 - Suplementar Interna
4- Movimentação Financeira na Folha de Pagamento
4.1- On Line
4.2- Carga Batch
4.3- Meses Anteriores
4.4- Exercícios Anteriores
5.5- Remuneração Extra-SIAPE
6-Rotinas de Cálculo
6.1- Manual
6.2- Automático
6.3- Parametrizado
7-Módulo Folha
7.1- DIRF
7.1.1 – Dívidas
7.1.2 - Ajustes nas fichas com líquidos negativos
7.1.3 – Dados analíticos da DIRF
7.6- Acertos financeiros vacância/exoneração/óbitos
8- Descontos Compulsórios
8.1-Imposto de Renda Retido na Fonte - IRRF
8.2-Abate-Teto Constitucional (FPATRENDEX)
9.-Benefícios e Vantagens
9.1 Gratificação Natalina
10-Módulo Gerencial
10.1- Gerencial – Processos Administrativos
10.1.1- Exercícios Anteriores
10.2- Gerencial Financeiro
10.2.1- Relatórios de rubricas /servidores e pensionistas
10.2.2- Demonstrativo de Despesas de Pessoal – DDP
10.2.3- Demonstrativo de Consignações e Recolhimentos
10.2.4- Demonstrativo de Crédito Bancário
11- SIAPENET
11.1. Documentação e Legislação
11.2. Gestor do Sistema
11.2.2.1- Tabelas Afastamento
11.2.2- Tabelas Gratificação
11.3. -Obtenção e Envio de Arquivos
11.3.1- Ciclos de Auditorias Preventivas
11.3.2- Relatórios da Folha
11.4. -Órgão/Upag
11.4.1- Servidor Adicional
11.4.2- Servidor Gratificação
11.4.3- Servidor Afastamentos
12-Transações de atualização do recolhimento no SIAPE
12.1- Acertos de vacância do cargo
12.2.-Vacância por posse em cargo incalculável
12.3-Exoneração do cargo efetivo
12.4- Exoneração ou dispensa de função
12.5-Aposentadoria
12.6-Falecimento
12.7-Reposição e Indenização ao Erário
12.8-Servidor com líquido negativo na Folha de Pagamento
12.9-Movimentação Financeira de Meses Anteriores
12.10=Atualização de Devolução por GRU
SIGEPE
13.1 Modulo Pensão Alimentícia
13.1.1 - Dúvidas
13.2 -Modulo Ação Judicial
13.2.1-Dúvidas
Márcia Verônica Monteiro Silva
Multiplicadora do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão desde 2008, atuou 15 (anos) na área de Gestão de Pessoas no Comando da Aeronáutica e em vários órgãos ministrando diversos cursos na área de RH e DP, Analista em eSocial, faz parte do Grupo de Colaboradores da ESAF desde 2010.
FORMAÇÃO:
- LICENCIATURA em LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, concluído em Fevereiro de 2020.
- Curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Negociação Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Departamento de Ciências Administrativas/Escola de Administração, concluído em Junho de 2011.
- Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, concluído em Setembro de 2005.
Investimento Individual: R$ 3.497,00 por pessoa
Preços para Grupos
Para 3 ou 4 participantes: R$ 3.400,00 por pessoa
Para 5 a 6 participantes: R$ 3.300,00 por pessoa
Para 7 a 9 participantes: R$ 3.200,00 por pessoa
Para grupos de 10 ou mais participantes, disponha de condições realmente exclusivas. Não perca a oportunidade de promover o desenvolvimento da sua equipe de maneira eficiente e econômica.
Entre em contato conosco para mais informações ou para formalizar a inscrição do seu grupo.
Incluso: almoço, coffee-break, material de apoio (pasta executiva ou mochila, garrafinha de água, caderno e caneta), apostila impressa/digital e certificado de participação.
Inscreva-se AgoraPresencial - Brasília/DF
Data: 26 a 28 de maio de 2025
Horário do curso: 8h30 às 12h e 13h30 às 17h30
Carga horária: 24h/aula
Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento
O pagamento deverá ser efetuado em favor de:
Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89
Dados bancários:
Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1
Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090
*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (3 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição/fonte pagadora)
Informações Importantes
- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.
Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.
- O cancelamento só será aceito com antecedência de 2 (dois) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.
- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.
- A Priori é cadastrada no SICAF
Contatos: (61) 3036-3602 e 3036-3614 Fax: (61) 3036-3624
Emails: inscricao@prioritreinamento.com.br / contato@prioritreinamento.com.br / vendas@prioritreinamento.com.br