Curso: Conformidade Contábil na Administração Pública. Conformidade Contábil no SIAFIWEB a partir de janeiro de 2024 e a Análise de Balancete (SIAFI Operacional).
MODALIDADE: Online e ao vivo
De 14/10/2024 a 17/10/2024
Valor de Inscrição: R$ 1.997,00 (Individual)
Este curso é essencial para Contadores Públicos, especialmente aqueles que trabalham na Setorial Contábil e são responsáveis pela Conformidade Contábil, conforme estabelecido pela Lei 10.180/2001.
Fornecer aos participantes uma compreensão clara e direta dos principais aspectos das novas funcionalidades da Conformidade Contábil no SIAFIWEB. Além disso, o curso aborda, na prática, a Análise de Balancete no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI, com o objetivo de identificar irregularidades, inconsistências, saldos irrisórios e prolongados, verificar a ausência de registro de Conformidade de Registro de Gestão, e assegurar o cumprimento das exigências das Leis Federais nº 4.320/64, Lei 10.180/2001 e do Decreto 6.976/2009, bem como as orientações das macrofunções do MANUAL SIAFI da STN. O curso visa capacitar os participantes na análise de contas contábeis e balancetes de seus órgãos ou Unidades Gestoras, buscando identificar a origem dos saldos e corrigir inconsistências.
O curso será apresentado em slides de forma expositiva e dialogada, abordando os aspectos relacionados aos conceitos, com análise da legislação que trata da Análise de Balancete. Haverá apresentação e discussão dos procedimentos e etapas necessárias para a instituição da Conformidade Contábil.
Servidores Públicos atuantes na Setorial Contábil, Ordenadores de Despesas, e profissionais das áreas de Execução Orçamentária, Financeira, Patrimonial, e Gestores em geral.
MÓDULO I - Conformidade Contábil:
1. Base legal; 2. Base administrativa; 3. Definições; 4. Conceitos (Relevância, Materialidade, Restrição Contábil, Inconsistência Relevante, Controle Interno);
MÓDULO II - Setorial de Contabilidade:
1. Setorial Contábil de Órgão; 2. Setorial Contábil de Órgão Superior; 3. Seccional De Contabilidade;
MÓDULO III - Responsabilidade pela Informação Contábil: 1. Profissional Em Contabilidade;
MÓDULO IV - Unidade Gestora Executora
MÓDULO V - Procedimentos para Registro da Conformidade Contábil:
1. Ausência ou incidência de ocorrências contáveis; 2. Classificação das ocorrências contábeis; 3. Instrumentos para o levantamento das ocorrências contábeis: a) Setor/Setorial de Contabilidade de UG b) Transações no SIAFI e no NOVO
SIAFI), c) SIAFIWEB – CONDESAUD; CONDEMCOM; CONRELDES; INCRELDES, d) SIAFI Operacional > Balancete, d) Setorial/Seccional de Contabilidade de Órgão, e) Setorial de Contabilidade de Órgão Superior;
MÓDULO VI - Conformidade Contábil do Balanço-Geral da União:
1. Responsabilidade pelo Registro; 2. Responsabilidade pela Informação Contábil;
MÓDULO VII - Competências das Setoriais/Seccionais de Contabilidade:
1. Setoriais de UG, de Órgão e Órgão Superior;
MÓDULO VIII - Tabela de UG e Órgão:
1. Transação: >CONUG – Consulta Unidade Gestora; 2. Transação: >CONORGAO – Consulta Órgão e de Órgão Superior;
MÓDULO IX - Rol de Responsáveis:
1. Transação: >ATUUG – Atualiza UG; 2. Transação: >ATUAGENTE – Atualiza Agente Responsável;
MÓDULO X - Saldo Invertido:
1. Transação: >Balancete; 2. Transação: >CONRAZAO;
MÓDULO XI - Indicadores Contábeis de Conta e de Eventos:
1. Transação: >CONINDCONT Consulta Indicares Contábeis;
MÓDULO XII - Macrofunções de Apoio - Manual SIAFI:
1. Macrofunção: 02.03.15 Conformidade Contábil; 2. Macrofunção: 02.03.14 Conformidade de Registro de Gestão; 3. Macrofunção: 02.10.03 Manual de Análise dos Demonstrativos e Auditores Contábeis; 4. Macrofunção: 02.10.06 Manual de Regularizações Contábeis; 5. Macrofunção: 02.03.17 Restos A Pagar; 6. Macrofunção: 02.03.18 Encerramento do Exercício;
MÓDULO XIII - Conceitos:
1. Conceito do Encerramento do Exercício; 2. Norma de Encerramento do Exercício; 3. Prazos para os processos do Encerramento; 4. Transações no SIAFI para acompanhamentodo Encerramento.
Rosaura Haddad Barros
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB); Graduada em Administração pela Universidade Católica de Brasília e pós-graduada em Análise de Sistemas pela FUNCEP. Consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), atuando junto à Secretaria de Fazenda de Alagoas (SEFAZ/AL) no Desenvolvimento/Implantação Sistema de Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil do Estado de Alagoas - SIAFE/AL. Na Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop) é professora da disciplina de Administração Orçamentária e Financeira e Contabilidade Aplicada ao Setor Público e coordenadora dos cursos de Siafi e Tesouro Gerencial. Atua na capacitação de gestores públicos em todo o país. Autora do livro Contabilidade Aplicada ao Setor Público, 2ª edição - 2017; elaborado para atender aos alunos da Universidade Aberta do Brasil - UAB, utilizado por 95 Universidades Federais e Estaduais que participam como Pólo da UAB.5, Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração /UFSC.
Investimento Individual: R$ 1.997,00
Incluso:
Plataforma AO VIVO
Acesso à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional.
Replay
Aulas poderão ser assistidas por até 7 dias após sua realização.
Acesso Exclusivo Plataforma do Aluno
Plataforma exclusiva que permite acesso a materiais e interação.
Material
Acesso ao certificado de participação, apostila digital, exercícios e material complementar.
Suporte Técnico
Equipe especializada disponível para atender suas demandas
Inscreva-se AgoraONLINE AO VIVO
Data: 14 a 17 de outubro de 2024
Horário do curso: 14h às 18h
Carga horária: 16 horas aulas
Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento
O pagamento deverá ser efetuado em favor de:
Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89
Dados bancários:
Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1
Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090
*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (3 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição/fonte pagadora)
Informações Importantes
- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.
Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.
- O cancelamento só será aceito com antecedência de 2 (dois) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.
- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.
- A Priori é cadastrada no SICAF
Contatos: (61) 3036-3602 e 3036-3614 Fax: (61) 3036-3624
Emails: inscricao@prioritreinamento.com.br / contato@prioritreinamento.com.br / vendas@prioritreinamento.com.br