Curso: Mestre de Cerimônias – Técnicas de Atuação

MODALIDADE: Presencial

De 06/11/2025 a 07/11/2025

João Pessoa - PB

Valor de Inscrição: R$ 3.597,00 (Individual)

Inscreva-se Agora
Apresentação

   Saber se expressar em público é a preocupação de muitos profissionais, sobretudo dos que dependem desse recurso para se estabelecer profissionalmente.

   Atualmente, não somente no trabalho é importante falar bem, mas também na escola, no convívio social etc.

   Para falarmos bem necessitamos conhecer e entender os conceitos da articulação, do som, da fluência, da leitura correta, do tato, enfim, dos recursos utilizados na oratória, que é a arte da palavra.

   Há uma diferença entre o mestre de cerimônias e outros tipos de oradores – radialista, professor, locutor de supermercado, locutor de rodeio, palestrante, apresentador, animador de palco, etc. O mestre de cerimônias é o condutor de cerimônias e faz isso como leitor do roteiro (script). Mas o papel dele não está restrito em apenas ler o roteiro. É necessário que ele conheça todo o desenvolvimento e a sequência dos atos cerimonialísticos das cerimônias que vai conduzir, bem como as normas do cerimonial, quer seja governamental, social, castrense, empresarial etc, para que possa atingir a eficácia em sua condução. O chefe do cerimonial da instituição ou empresa geralmente é quem elabora o roteiro, mas, muitas vezes, é o próprio mestre de cerimônias que elabora. Assim sendo, para ser um mestre de cerimônias completo e atender a todas as peculiaridades de sua função é necessário ter pleno conhecimento não somente das técnicas de oratória, mas também das normas do cerimonial e de como elaborar eficazmente o roteiro (script).

Objetivo

O curso visa capacitar os participantes a se expressarem de forma eficaz em público, abordando tanto a importância da comunicação verbal no ambiente profissional quanto em contextos sociais e educacionais. O foco principal é desenvolver habilidades de oratória e cerimonial, essenciais para diversos profissionais que dependem da comunicação como ferramenta de trabalho.

Metodologia

O curso será compreendido de aulas teóricas e práticas. A primeira trata da fundamentação teórica ao conteúdo da aula prática, com espaço para participação do grupo. A segunda, a oficina, será orientada para efetuar a prática do aprendizado.

Público Alvo

Mestres de Cerimônias, Radialistas, apresentadores de televisão, locutores, jornalistas, Executivos e Líderes Empresariai, Líderes e gestores, Palestrantes e Conferencistas, Profissionais de Eventos e indivíduos que desejam superar o medo de falar em público e desenvolver uma comunicação mais eficaz.

Conteúdo Programático

Técnicas de oratória aplicadas ao Mestre de cerimônias:
Leitura correta do roteiro ou script;
Articulação clara;
Pronúncia correta;
Fluência;
Uso correto das pausas;
Ênfase segundo o sentido;
Volume apropriado;
Modulação;
Entusiasmo;
Gestos e expressões faciais;
Cordialidade e sentimento;
Contato visual;
Lidar com Imprevistos;
Aparência pessoal;
Equilíbrio;
O uso correto do microfone;
Uso correto do roteiro ou esboço;
Qualidade da voz;
Falar com tato, mas de modo firme;
Lidar com o medo;
Postura.
O papel do Mestre de cerimônias;
Elaboração de roteiros de cerimônias ou script:
Sequência básica para elaboração de roteiro de cerimônia;
Como montar um roteiro;
O uso das formas de tratamento no roteiro ou script;
O uso da ordem de precedência no roteiro;
Composição de mesa de honra para o roteiro;
Modelo de roteiro de cerimônia;
Apresentação de cerimônia (aula prática).

Instrutor

Raab Simões, Cerimonialista, mestre de cerimônias, palestrante, consultora e instrutora de atuação do mestre de cerimônias e de cerimonial e protocolo de eventos com mais de 20 anos de experiência na área.

Experiência Profissional
Polícia Federal (1993-2004): Atuou no setor de comunicação social e cerimonial de eventos.
Presidente do CNCP Brasil (2020-2023): Liderou o Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo.
Vice-presidente da OICP (2021-2024): Desempenhou papel de liderança na Organização Internacional de Ceremonial y Protocolo.
Membro de Academias de Cerimonial: Participa ativamente de várias academias, incluindo a ABCP, AICP e a Academia Argentina de Cerimonial.
Projeto Ipê Amarelo: Criadora do projeto aprovado para o desenvolvimento sustentável do turismo em Luziânia/GO.
Professora Universitária: Lecionou cerimonial em diversas instituições, incluindo UDF, UPIS e IESB.
Organização de Eventos: Planejou e organizou eventos como a International Conference on Cyber Crime Investigation.
Cerimonialista para Diversos Órgãos: Atuou em cerimônias para órgãos como a Polícia Federal, OAB e Universidade de Brasília.
Instrutora de Cerimonial: Ministrou aulas para instituições como Itamaraty, Câmara dos Deputados e Nações Unidas.
Voluntariado: Participou de eventos comunitários como casamentos e jogos escolares.
Palestrante: Realizou palestras em instituições como a Academia Nacional de Polícia e SEBRAE.
Servidora do GDF (desde 2006): Atua como cerimonialista e professora na Escola de Governo do DF.
Formação Acadêmica
Especialização em Gestão de Negócios em Turismo: Universidade de Brasília.
Especialização em Gestão de Eventos: UPIS.
Graduação em Administração: Faculdade Michelangelo.
Certificação Internacional: Escuela Internacional de Protocolo da Espanha.
Cursos e Capacitações: Diversos treinamentos na área de cerimonial e protocolo.
Publicações e Apresentações
Livros e Artigos: Co-autora de livros sobre cerimonial e protocolo, com capítulos publicados em 2023 e 2024.
Apresentações em Congressos: Trabalhos apresentados em eventos nacionais de cerimonial e protocolo.
Homenagens
Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2014: Destaque como palestrante e consultora.
Moção de Louvor e Certificados de Honra: Reconhecimentos pela Câmara Legislativa do DF e outras instituições.
Prêmios e Medalhas: Incluindo o Prêmio Mérito Cerimonial e a Medalha de Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.

Valores

Investimento Individual: R$ 3.597,00 por pessoa


Preços para Grupos


Para 3 ou 4 participantes: R$ 3.500,00 por pessoa


Para 5 a 6 participantes: R$ 3.400,00 por pessoa


Para 7 a 9 participantes: R$ 3.300,00 por pessoa


Para grupos de 10 ou mais participantes, disponha de condições realmente exclusivas. Não perca a oportunidade de promover o desenvolvimento da sua equipe de maneira eficiente e econômica.


Entre em contato conosco para mais informações ou para formalizar a inscrição do seu grupo.


Incluso: almoço, coffee-break, material de apoio (pasta executiva ou mochila, garrafinha de água, caderno e caneta), apostila impressa/digital e certificado de participação.

Inscreva-se Agora
Data, Horário e Carga Horária

Local: João Pessoa/PB


Data: 6 e 7 de novembro de 2025 


Horário do curso: das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 


Carga horária: 16:00 (dezesseis) horas aulas

Outras Informações

Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89

Dados bancários:

Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1

Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090

*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (3 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição/fonte pagadora)

Informações Importantes

- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.

Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

- O cancelamento só será aceito com antecedência de 2 (dois) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.

- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.

- A Priori é cadastrada no SICAF

Contatos: (61) 3036-3602 e 3036-3614 Fax: (61) 3036-3624

Emails: inscricao@prioritreinamento.com.br / contato@prioritreinamento.com.br / vendas@prioritreinamento.com.br

Inscreva-se Agora
loader

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.