Curso: Tesouro Gerencial – Teoria e pratica voltados a ações de controle.

MODALIDADE: Online e ao vivo

De 18/08/2025 a 21/08/2025

Valor de Inscrição: R$ 2.197,00 (Individual)

Inscreva-se Agora
Apresentação

O Tesouro Gerencial (TG) foi desenvolvido em arquitetura BI (Business Inteligence). Os sistemas BI facilitam a análise de grandes volumes de dados complexos, provendo a habilidade de visualizar os dados a partir de muitas perspectivas, com vários níveis de detalhe.
O banco de dados do sistema (DW — Data Warehouse) armazena os dados que serão utilizados pelo sistema, num formato otimizado para o processamento analítico. A Plataforma de BI (Microstrategy) do TG provê as ferramentas para análise dos dados e geração de relatórios.
A nova ferramenta possui um grande gama de possibilidades, permitindo o cruzamento de informações de dados provenientes dos lançamentos contábeis com dados originários de documentos contábeis.
A modelagem da nova ferramenta é multidimensional, permitindo que em um mesmo relatório seja possível relacionar atributos relacionados a saldos contábeis, campos de documentos e campos de tabelas.
Nesse sentido, é essencial que os profissionais que atuam nas áreas de orçamento, finanças, patrimônio, contabilidade, controle, auditoria e gestores das unidades pertencentes ao Governo Federal sejam capacitados por meio de completo Curso de Tesouro Gerencial (TG).

Objetivo

OBJETIVO GERAL DE APRENDIZAGEM

Este curso capacitará os alunos a trabalhar no Tesouro Gerencial, apresentando as principais características e funcionalidades do sistema. O aluno compreenderá a estrutura da informação no Siafi e sua correlação com o Tesouro Gerencial. O curso apresentará ainda, como subsídio às consultas sobre a execução orçamentário-financeira, os principais conceitos de Contabilidade Pública referentes a Dotação Orçamentária, Descentralização de Créditos, Empenho, Liquidação, Pagamento, Restos a Pagar e Receita, bem como as principais de classificações contábeis ligados a esses temas.
O aluno será treinado para interpretar as demandas por informações do Siafi em relatórios do Tesouro Gerencial.

OBJETIVO ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM

Compreender os principais conceitos do Tesouro Gerencial;
Navegar pelo sistema, conhecendo suas funcionalidades;
Criar e executar relatórios, explorando as ferramentas do sistema;
Conhecer e criar modelos de relatórios;
Criar filtros, prompts, grupos personalizados e elementos derivados, e utilizá-los na criação e execução de relatórios.
Entender a estrutura da Informação no Siafi;
Identificar as etapas da execução da despesa e sua caracterização: dotação, empenho, liquidação e pagamento;
Consultar informações sobre receitas;
Executar consultas de documentos (NE, ND, NC, OB, etc.).

Metodologia

O curso será apresentado em slides de forma expositiva e dialogada. Haverá exposição teórica e atividades práticas (exercícios e estudos de caso) para proporcionar a integração e uma maior assimilação do conteúdo.


Aulas Teóricas: Apresentação dos conceitos legais e suas aplicações práticas.


Exercícios Práticos: Simulações de diversos tipos de consultas e suas aplicações nas funções especificas de cada gestor.


Em todas as aulas haverá tempo segregado para discussão, onde os alunos poderão interagir diretamente com o instrutor e tirar dúvidas. As aulas no formato online serão transmitidas pela plataforma de videoconferência Zoom Meetings. 


 

Público Alvo

Destina-se a atender, prioritariamente, aqueles gestores que já conhecem o Tesouro Gerencial, mas que não possuem ainda autonomia para gerar suas próprias consultas. Também é indicado para aqueles gestores que estejam há muito tempo sem usar o sistema e necessitam se atualizar.
Também atende a coordenadores, gerentes, especialistas e técnicos envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária e financeira das diversas esferas de governo.
O treinamento se destina a qualquer profissional que que necessite extrair informações orçamentárias e financeiras do Siafi por meio do Tesouro Gerencial..

Nível de Conhecimento: O curso pode ser adaptado para diferentes níveis de conhecimento, desde introdutório para iniciantes até avançado para profissionais experientes.

Conteúdo Programático

Aula 1. Introdução ao Tesouro Gerencial
1. Estrutura da informação no Tesouro Gerencial: a informação orçamentária; Classificação por Natureza da Despesa; classificação por Fonte de Recursos; a Célula orçamentária; principais contas contábeis da Execução Orçamentário-Financeira simplificada; Contas correntes. 2. Introdução ao Tesouro Gerencial: características do sistema; conceitos (atributos, métricas, linhas e colunas); navegação pelo sistema; menus; principais características; funcionalidades; Filtros; Prompts; Grupos Personalizados; Relatórios em Branco; Relatórios de Bancada; Relatórios Compartilhados; Meus Relatórios; e formatos de saída.
Aspectos teóricos abordados: Neste módulo o aluno entenderá a estrutura da informação no Siafi, suas tabelas e classificações contábeis, bem como a correlação com os atributos do Tesouro Gerencial.

Aula 2: Criação de Relatórios, Filtros e Gráfico
Criar, salvar e exportar relatórios (selecionar Itens de Informação; selecionar atributos e métricas; criar pastas). Criar Filtros. Editar Totais. Criar Gráficos. Enviar relatório por email. Subscrever (agendar). Encaminhar relatório para Lista de Histórico.
Aspectos teóricos abordados:
1. Conceitos sobre os Instrumentos de Planejamento do Governo Federal: PPA; LDO; e LOA.
2. Dotação Inicial.
3. Instrumentos de retificação orçamentária. Créditos Adicionais: suplementar, especial e extraordinário.
4. Dotação Atualizada.
5. Descentralização de Créditos Orçamentários: Provisão e Destaque Orçamentário.

Aula 3: Criação de Relatórios de Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte I
Conhecer modelos de consultas (Modelo Básico para Relatório em Branco por Item de Informação). Criar e formatar relatório e gráfico. Drill. Criar Prompt. Criar Grupo Personalizado. Entender os Itens de Informação com controle célula da despesa. Realizar consultas de execução da despesa com controle por célula da despesa. Realizar consultas de Execução da Despesa: por Unidade Gestora, Programa, Fonte, Ação, Elemento de Despesa; e outros atributos.
Aspectos teóricos abordados:
1. Execução Orçamentária e Financeira da Despesa (empenho, liquidação e pagamento).
2. Classificação por Natureza da Despesa.
3. Principais contas de despesa e suas contas correntes.

Aula 4: Criação de Relatórios de Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte II
Criar Elemento Derivado. Trabalhar com Consulta Construída. Entender os Itens de Informação com controle por empenho e subitem.
Aspectos teóricos abordados:
1. Execução Orçamentária e Financeira da Despesa (empenho, liquidação e pagamento).
2. Classificação por Natureza da Despesa.
3. Principais contas de despesa e suas contas correntes.
4. Restos a Pagar.

Aula 5: Consultas Sobre Receita, Documentos no Siafi (NC; NE; OB; e outros) e Solução de Dúvidas
Consultas sobre Receita no Tesouro Gerencial: Receitas Prevista; Receita Realizada; Receitas arrecadadas por GRU. Consultas sobre documentos do SIAFI: Nota de Crédito (NC); Nota de Empenho (NE); Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB); entre outros. Solução de dúvidas dos alunos.
Aspectos teóricos abordados:
1. Receita: Conceitos de Receita; Classificação por Natureza da Receita; Mecanismos de Arrecadação de Receita.
2. Guia de Recolhimento da União.

Instrutor

Zandonayde Santos Tavares, possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pelo Centro Universitário Anhanguera de Niterói (2016), Pós Graduado em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Anhanguera de Niterói (2018), Pós graduado em docência no ensino superior pela faculdade Kroton(2021), Pós graduado em Auditoria, Controladoria e Finanças pela faculdade Kroton(2022) e especialista em Retenções Tributárias pela Open (2021), Atualmente é Servidor Publico vinculado ao COMANDO DA MARINHA e PÓS GRADUANDO no MBA em GESTÃO PÚBLICA na ENAP-DF . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, ministrou cursos na área de tributação e treinamentos no sistema Tesouro Gerencial, possui formação em Auditoria pelo TCU. 

Valores

Investimento Individual: R$ 2.197,00 por pessoa


Preços para Grupos


Para 3 ou 4 participantes: R$ 2.100,00 por pessoa


Para 5 a 6 participantes: R$ 2.050,00 por pessoa


Para 7 a 9 participantes: R$ 2.000,00 por pessoa


Para grupos de 10 ou mais participantes, disponha de condições realmente exclusivas. Não perca a oportunidade de promover o desenvolvimento da sua equipe de maneira eficiente e econômica.


 


Entre em contato conosco para mais informações ou para formalizar a inscrição do seu grupo.


 


Incluso:


 


Plataforma AO VIVO


Acesso à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional.


Replay


Aulas poderão ser assistidas por até 7 dias após sua realização.


Acesso Exclusivo Plataforma do Aluno


Plataforma exclusiva que permite acesso a materiais e interação.


Material


Acesso ao certificado de participação, apostila digital, exercícios e material complementar.


Suporte Técnico


Equipe especializada disponível para atender suas demandas

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Data, Horário e Carga Horária

Local: Online AO VIVO - Plataforma ZOOM


Data: 18 a 21 de agosto de 2025


Horário do curso: 8h30 as 12h30


Carga horária: 16:00 (dezesseis) horas aulas

Outras Informações

Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89

Dados bancários:

Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1

Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090

*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes.

Informações Importantes

- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.

Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

- O cancelamento só será aceito com antecedência de 5 (cinco) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.

- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.

- A Priori é cadastrada no Sistema de Cadastramento de Fornecedores – SICAF

Contatos: (61) 3036-3602 | WhatsApp (61) 3036-3602 | Celular (61) 99109-9548

Emails: inscricao@prioritreinamento.com.br / contato@prioritreinamento.com.br / vendas@prioritreinamento.com.br

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