Curso: Conciliações contábeis - patrimoniais, orientações em ajustes, classificação e reclassificação de bens, materiais e serviços em atendimento ao MCASP e Normas Brasileira de Contabilidade AplicadaS ao Setor Público - NBC TSP.
MODALIDADE: Presencial
De 22/09/2025 a 23/09/2025
Brasília - DF
Valor de Inscrição: R$ 3.597,00 (Individual)
Atendendo as convergências contábeis com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS) que tem como foco o patrimônio público, como objeto da contabilidade e não mais do orçamento, para uma adequada evidenciação do patrimonio é necessário adoção das Normas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – NBCASP, elaboradas pelo Conselho Federal de Contabildiade, e aplicação dos normativos elaborados pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN. Nesse contexto a capacitação fornecer ferramentas capazes de alimentar os sistemas contabeis e patrimoniais de forma tempestiva e fidedigna.
Subsidiar os gestores através de ferramentas visando a correta gestão patrimonial, considerando aspectos contábeis e patrimoniais.
Gestores de Patrimônio e Materiais, Coordenadores de Áreas. Servidores diretamente envolvidos com grupos de trabalhos ou comissões de avaliações e/ou reavaliações e desfazimento de bens móveis. Diretores de Unidades
01. Conceitos iniciais
Definição de Bens móveis
02. Aplicação da Inteligência Artificial na Contabilidade
Aspectos legais; informações gerenciais na tomada de decisão
03. Classificação Contábil e Patrimonial
Plano de contas e Natureza de Despesa
04. Aspectos Contábeis
Vida útil, Vida econômica e Valor residual de bens móveis
05. Avaliação e Reavaliação de Bens Móveis
Macrofunção SIAFI 02.03.35, e normativos da STN, apresentando modelos práticos, como fazer a reavaliação de bens e seus registros contábeis
06. Depreciação e Amortização
Macrofunção 02.03.30
07. Noções Gerais
Incorporação, tombamento, guarda, armazenamento e movimentação
08. Comissão
Avaliação e suas atribuições. Pareceres e Notas Técnicas
09. Noções de Desfazimento de Bens
Decreto 9.373/2018 movimentação de materiais (doação e transferência interna e externa)
10. Incorporação
Orçamentária e extraorçamentária
11. Tipos de Inventários
Anual, rotativo, amostragem, criação ou extinção de Unidades
12. Ajustes e Conciliações
Contábeis, reclassificação de itens do empenho, ajustes de exercícios anteriores, reclassificação de bens por ND, situações do impassibilizado (IMB) e situações do almoxarifado (ETQ);
13. Regularizações
VPD e VPA; ajustes de contas por alienação de bens
14. Noções de SIADS
Compreender a integração com o SIAFI e reflexos;
Gessé Ferreira Dias - Chefe do Serviço de Contabilidade e Finanças do Ministério dos Transportes. Possui 28 anos de experiência como servidor público Federal na área de Logística (gestão de patrimônio, gestão contábil e gestão financeira; Licitação, Almoxarifado, Compras, Leilão, desfazimento de bens),
Especialização em Gestão Pública, Auditoria e Perícia Contábil, Gestão Estratégica de Pessoas e Processos Gerenciais e Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos, Gestão por Competências e Planejamento Estratégico, Gestão de Patrimônio Público, Gestão no SIADS e Materiais e Almoxarifado. É também Oficial da Reserva do Exército do Serviço de Intendência com experiência em: gestão de pessoas, gestão financeira e orçamentária, licitações e fiscalização de contratos, graduado em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis.
Em relação à docência, é instrutor em Gestão de Patrimônio para órgãos SIADS e não SIADS e Gestão de Almoxarifado e Materiais e Colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) no curso Gestão de Materiais. Atuou como professor no ensino superior nas instituições UFMS, UFGD, UNIDERP, FETAC e PNAP/UAB e como Tutor a Distância no Curso de Administração Pública da Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul. Também tem ampla experiência na operacionalização do SIAFI, SIADS, Contratos 4.0, Doações.gov; Compras Governamentais.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7402588307950660.
Investimento Individual: R$ 3.597,00 por pessoa
Preços para Grupos
Para 3 ou 4 participantes: R$ 3.500,00 por pessoa
Para 5 a 6 participantes: R$ 3.400,00 por pessoa
Para 7 a 9 participantes: R$ 3.300,00 por pessoa
Para grupos de 10 ou mais participantes, disponha de condições realmente exclusivas. Não perca a oportunidade de promover o desenvolvimento da sua equipe de maneira eficiente e econômica.
Entre em contato conosco para mais informações ou para formalizar a inscrição do seu grupo.
Incluso: almoço, coffee-break, material de apoio (pasta executiva ou mochila, garrafinha de água, caderno e caneta), apostila impressa/digital e certificado de participação.
Inscreva-se AgoraLocal: Presencial em Brasília/DF
Data: 22 e 23 de setembro de 2025
Horário do curso: 8h30 as 12h e 13h às 17h30
Carga horária: 16:00 (dezesseis) horas aulas
Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento
O pagamento deverá ser efetuado em favor de:
Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89
Dados bancários:
Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1
Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090
*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes.
Informações Importantes
- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.
Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.
- O cancelamento só será aceito com antecedência de 5 (cinco) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.
- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.
- A Priori é cadastrada no Sistema de Cadastramento de Fornecedores – SICAF
Contatos: (61) 3036-3602 | WhatsApp (61) 3036-3602 | Celular (61) 99109-9548
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