Curso: Inventário, avaliação, reavaliação, depreciação, notas técnicas e relatórios no desfazimento de bens.

MODALIDADE: Presencial

De 20/11/2025 a 21/11/2025

João Pessoa - PB

Valor de Inscrição: R$ 3.597,00 (Individual)

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Objetivo

O curso visa proporcionar uma visão integrada dos processos de inventário, avaliação, reavaliação, depreciação e amortização de bens móveis. Os participantes irão explorar os fundamentos essenciais da gestão pública, os princípios contábeis aplicados ao setor público, o uso do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e a integração com as Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público (NICSP). Além disso, o curso abordará práticas e metodologias para a avaliação e ajuste de ativos, capacitando os servidores para uma gestão patrimonial alinhada com as exigências legais e normativas.

Público Alvo

Servidores que atuam nas áreas de contabilidade, orçamento, logística, almoxarifado e patrimônio, bem como os técnicos atuantes em execução ou acompanhamento orçamentário e financeiro, controle interno e outros responsáveis pela gestão pública, bem como os profissionais das diversas áreas e esferas de governo.

Conteúdo Programático

1. COMO ORGANIZAR O CONTROLE PATRIMONIAL
Introdução ao controle patrimonial
Importância da gestão eficiente dos bens patrimoniais
Benefícios para a administração pública ou privada
Ferramentas e sistemas para controle
Softwares de gestão patrimonial
Manuais e procedimentos internos para controle patrimonial
2. INVENTÁRIOS
2.1 Como, quem e quando se realiza o inventário e a diferença entre inventário e conferência
Definição e objetivos do inventário
Periodicidade e responsáveis pelo inventário
Principais diferenças entre inventário e conferência
2.2 Separação no inventário dos bens patrimoniais e os bens de controle em relação à carga
Critérios para classificação dos bens
Exemplos e práticas recomendadas para classificação
2.3 O que observar para a elaboração do inventário
Aspectos legais e normativos a considerar
Metodologia para a elaboração
Revisão de dados e checagem de informações
2.4 O que deve conter o Relatório de inventário e seus encaminhamentos
Elementos essenciais do relatório de inventário
Modelos de relatórios e exemplos
Guia para o procedimento de encaminhamento e aprovação
3. RECONHECIMENTO INICIAL E REAVALIAÇÃO DE BENS
3.1 O que é avaliação inicial e a diferença da reavaliação
Dinâmica do reconhecimento patrimonial
Diferença entre avaliação inicial e reavaliação
3.2 Como proceder e quem pode fazer avaliações e reavaliações
Procedimentos passo a passo
Responsabilidades dos avaliadores
3.3 Modelos de mensuração dos bens
Comparação dos métodos de mensuração
Vantagens e desvantagens de cada modelo
3.4 Profissionais que podem emitir laudos de avaliações e reavaliações de bens
Critérios para a escolha de profissionais capacitados
Certificações e qualificações necessárias
4. DEPRECIAÇÃO
4.1 O que é, quais entidades devem fazer, e quais os bens devem ser depreciados
Conceito de depreciação patrimonial
Obrigatoriedade e critérios legais
4.2 Métodos de Depreciação
Descrições detalhadas dos métodos: linear, acelerado, soma dos dígitos, etc.
Aplicação prática de cada método
4.3 A Regulamentação no Município
Regras municipais e estatutárias
Exemplos de cabeçalho de regulamentações
4.4 A tabela de vida útil e valor residual dos bens novos e usados
Utilização e interpretação de tabelas
Fatores que afetam a vida útil e valor residual
4.5 A relação do patrimônio com a Contabilidade
Interação entre gestão patrimonial e contabilidade
Impacto nos balanços e demonstrações financeiras

Instrutor

Gessé Ferreira Dias - Chefe do Serviço de Contabilidade e Finanças do Ministério dos Transportes. Possui 28 anos de experiência como servidor público Federal na área de Logística (gestão de patrimônio, gestão contábil e gestão financeira; Licitação, Almoxarifado, Compras, Leilão, desfazimento de bens),
Especialização em Gestão Pública, Auditoria e Perícia Contábil, Gestão Estratégica de Pessoas e Processos Gerenciais e Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos, Gestão por Competências e Planejamento Estratégico, Gestão de Patrimônio Público, Gestão no SIADS e Materiais e Almoxarifado. É também Oficial da Reserva do Exército do Serviço de Intendência com experiência em: gestão de pessoas, gestão financeira e orçamentária, licitações e fiscalização de contratos, graduado em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis.
Em relação à docência, é instrutor em Gestão de Patrimônio para órgãos SIADS e não SIADS e Gestão de Almoxarifado e Materiais e Colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) no curso Gestão de Materiais. Atuou como professor no ensino superior nas instituições UFMS, UFGD, UNIDERP, FETAC e PNAP/UAB e como Tutor a Distância no Curso de Administração Pública da Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul. Também tem ampla experiência na operacionalização do SIAFI, SIADS, Contratos 4.0, Doações.gov; Compras Governamentais.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7402588307950660.

Valores

Investimento Individual: R$ 3.597,00 por pessoa


Preços para Grupos


Para 3 ou 4 participantes: R$ 3.500,00 por pessoa


Para 5 a 6 participantes: R$ 3.400,00 por pessoa


Para 7 a 9 participantes: R$ 3.300,00 por pessoa


Para grupos de 10 ou mais participantes, disponha de condições realmente exclusivas. Não perca a oportunidade de promover o desenvolvimento da sua equipe de maneira eficiente e econômica.


Entre em contato conosco para mais informações ou para formalizar a inscrição do seu grupo.


Incluso: almoço, coffee-break, material de apoio (pasta executiva ou mochila, garrafinha de água, caderno e caneta), apostila impressa/digital e certificado de participação.

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Data, Horário e Carga Horária

Local: Presencial em João Pessoa/PB


Data: 20 e 21 de novembro de 2025


Horário do curso: 8h30 as 12h e 13h às 17h30


Carga horária: 16:00 (dezesseis) horas aulas

Outras Informações

Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89

Dados bancários:

Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1

Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090

*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes.

Informações Importantes

- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.

Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

- O cancelamento só será aceito com antecedência de 5 (cinco) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.

- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.

- A Priori é cadastrada no Sistema de Cadastramento de Fornecedores – SICAF

Contatos: (61) 3036-3602 | WhatsApp (61) 3036-3602 | Celular (61) 99109-9548

Emails: inscricao@prioritreinamento.com.br / contato@prioritreinamento.com.br / vendas@prioritreinamento.com.br

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