Curso: Regularizações Contábeis Aplicadas ao SIAFI. (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal)
MODALIDADE: Online e ao vivo
De 04/08/2025 a 08/08/2025
Valor de Inscrição: R$ 2.297,00 (Individual)
Promover aos participantes do curso entendimento avançado sobre as diversas rotinas e procedimentos da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal, para que sejam efetuadas as devidas regularizações e ajustes nos saldos contábeis e nos documentos do SIAFI.
Destina-se a atender, preferencialmente, a especialistas e técnicos envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial que utilizem o SIAFI.
Curso fundamental para o gestor público federal que trabalha no setor de contabilidade ou controle interno e externo e que se relaciona direta ou indiretamente com a contabilidade por meio do SIAFI
Módulo I – Siafi: Apresentação, Conceitos Básicos e Tabelas
1. Os Sistemas Informatizados do Governo Federal Integrados ao Siafi: sistemas estruturantes e sistemas organizacionais; 2. Apresentação e Conceitos Básicos do Sistema: Histórico, Objetivos, Características, Modalidades de Uso, Abrangência, Formas de Acesso, Segurança, Conceitos Fundamentais para Navegação e Principais Documentos Contábeis de Entrada de Dados, Modalidades de Consulta, Diagrama do Sistema (Árvore do Siafi), Menu Principal; 3. Acesso e Navegação no Siafi; 4. Nomenclaturas utilizadas no SIAFI: Órgão, Unidade Gestora (UG), Crédito, Recurso, Fonte de Recursos; 5. Verbos; 6. Transações de Informações do Sistema: Lista de Usuários da Unidade Gestora (LISTAUSUG), Incluindo e Consultando Mensagens (INCMSG, CONMSG, CONRECMENS); 7. Transações de suporte do SIAFI Operacional: CONCONTA, CONEVENTO; CONORGÃO; CONUG; CONUO; CONPTRES; CONINDCONT; CONNATSOF; CONRECSOF; CONFONTE; CONPT; CONPTRES; CONFONTE; CONNATSOF; CONINDORC. Exercícios Práticos no Sistema.
Módulo II – Subsistema Contas a Pagar e a Receber – CPR - SIAFI WEB CPR
1. Apresentação. Vantagens do CPR. Conceitos Básicos; 2. Estrutura e Funcionamento; 3. Projeto Novo Siafi: Inovações; estrutura; plataforma; 4. CPR (SiafiWeb): Estrutura do CPR e navegação; 5. Roteiro para inclusão, consulta e gerenciamento de compromissos. (INCDH, GERCOMP, DEMCOMP, CONTIPDH, CONSIT).
Módulo III – Regularizações de Saldos Financeiros
1. Regularizações de inconsistências derivadas de cancelamento de OB; 2. Devolução de Financeiro para estorno de Despesa; 3.Regularizações de Valores Recebidos por GRU.
Módulo IV – Regularizações de Saldos Orçamentários e Contábeis
1. Reclassificação de Despesa; 2. Regularizações de Suprimento de Fundos (principais casos e principais contas contábeis); 3. Regularizações de Folha de Pagamentos; 4. Regularizações relacionadas à Movimentação e Bloqueio de Crédito; 5. Regularizações de Programação Financeira; 6. Regularizações de Restos a Pagar; 7. Eventos para regularizar conta-corrente contábil; e 8. Regularizações de outras Inconsistências do CONDESAUD, BALANCETE com apoio da CONAUD.
REQUISITOS
a) Conhecimentos prévios a cerca da execução orçamentária e financeira no SIAFI;
b) Ter acesso ao SIAFI Operacional e possuir, no mínimo, os seguintes perfis: CONEXEC; TESCONGER.
Bruno Henrique Nunes Pedroso
- Contador pela Universidade de Brasília – UnB (2008). Pós-Graduado em Gestão em Controladoria Governamental (2013).
- Analista Judiciário – Especialidade: Contabilidade, lotado na Secretaria de Orçamento e Finanças do TRT 10ª. Chefe do Núcleo de Gestão das
Informações Contábeis - NUGIC. Contador Responsável pelo TRT10. Secretário de Orçamento e Finanças – Substituto.
- Ministra treinamentos de: Tesouro Gerencial, Siafi Operacional, Execução Orçamentária, Financeira e Contábil, Suprimento de Fundos,
Folha de Pagamento aplicada ao SIAFI, Mensuração de Ativos Imobilizados (Reavaliação, Redução a Valor Recuperável, Depreciação,
Amortização e Exaustão), Conformidade Contábil aplicada ao SIAFI.
- Já atuou como instrutor em diversos órgãos: Agência Nacional de Telecomunicações, Colégio Pedro II, Impressa Nacional, Instituto de
Pesquisas Econômicas Aplicadas – IPEA, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, Ministério da Infraestrutura, Ministério da
Justiça e Segurança Pública, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Esporte, Presidência da República – PR, Procuradoria
Regional do Trabalho – GO, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, Tribunal
Regional do Trabalho da 6ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Tribunal
Regional do Trabalho da 11ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, Tribunal Regional Eleitoral/AL, Tribunal Regional Eleitoral/RN, Tribunal Regional Eleitoral/RR, Tribunal Regional Federal 1ª Região/RR, Tribunal Superior Eleitoral – TSE.
Investimento Individual: R$ 2.297,00 por pessoa
Preços para Grupos
Para 2 participantes: R$ 2.200,00 por pessoa
Para 3 participantes: R$ 2.120,00 por pessoa
Para 4 participantes: R$ 2.040,00 por pessoa
Para grupos de 5 ou mais participantes, disponha de condições realmente exclusivas. Não perca a oportunidade de promover o desenvolvimento da sua equipe de maneira eficiente e econômica.
Entre em contato conosco para mais informações ou para formalizar a inscrição do seu grupo.
Incluso:
Plataforma AO VIVO
Acesso à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional.
Replay
Aulas poderão ser assistidas por até 7 dias após sua realização.
Acesso Exclusivo Plataforma do Aluno
Plataforma exclusiva que permite acesso a materiais e interação.
Material
Acesso ao certificado de participação, apostila digital, exercícios e material complementar.
Suporte Técnico
Equipe especializada disponível para atender suas demandas
Inscreva-se AgoraLocal: Online AO VIVO
Data: 4 a 8 de agosto de 2025
Horário do curso: 8h as 12h
Carga horária: 20:00 (vinte) horas aulas
Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento
O pagamento deverá ser efetuado em favor de:
Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89
Dados bancários:
Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1
Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090
*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes.
Informações Importantes
- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.
Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.
- O cancelamento só será aceito com antecedência de 5 (cinco) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.
- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.
- A Priori é cadastrada no Sistema de Cadastramento de Fornecedores – SICAF
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