Curso: Gestão de almoxarifado, classificação e reclassificação de material, descarte, abandono e inutilização, relatórios e notas técnicas de inventário e baixa de materiais.
MODALIDADE: Online e ao vivo
De 12/05/2025 a 13/05/2025
Valor de Inscrição: R$ 2.197,00 (Individual)
A área de material vem tomando uma nova direção na Adminsitração Pública, dada a importância Gerencial, e a padronização das normas contábeis visando garantir a fiel execução dos procedimentos relacionados a classificação, controle e baixa dos bens.
O curso visa alinhar os conceitos teóricos com prática através de casos concretos, trazendo os gestores a compreender e vivenciar a importância do profissional da área. Com enfoque da Administração Gerencial, a capacitação está voltada na maximização dos recursos públicos através da boa gestão dos estoques e o planejamento das aquisições, provocando os níveis estratégicos das organizações à reconhecer o valor finaceiro e o capital humano empregados em um almoxarifado.
Gestores de Almoxarifados, servidores das Unidades responsáveis pelo planejamento das aquisições. Servidores atuantes na área de Patrimônio, equipes de Controle Interno e Externo.
Conceitos iniciais de bens móveis e imóveis;
Classificação de material de consumo x permanente: Com base na Portaria nº 448/2002 da Secretaria do Tesouro Nacional, destacar os parâmetros excludentes para classificar material de consumo e permanente; abordar os materiais duvidosos e apresentar critérios para subsidiar o gestor do almoxarifado.
Recebimento de material: Apresentar os tipos de recebimento de material no almoxarifado, com base na IN 205/88/SEDAP, em atendimento aos normativos vigentes. Conferência e aceite; exame qualitativo e quantitavo;
Tombamento, carga, descarga: Emplaquetamento de material. Materiais que não recebe plaqueta e como controlar esses materiais.
Armazenagem e movimentação interna de material: Apresentar as formas de armazenamento de acordo com cada tipo de material existente no almoxarifado. Os cuidados com a recomendação do fabricante com relação a movimentação e armazenagem de materiais periculosos. Movimentação de material nas áreas internas e os tipos de equipamentos utilizados.
Saneamento de materiais: Ponto de ressuprimento, estoque mínimo e estoque máximo, fornecimento de material: requisições internas. Controle de estoques: níveis de estoque.
Movimentações internas e externas: Transferências, doações, permuta, cessão de uso. Bens próprios e de terceiros.
Tipos de inventários: Rotativo, períódico e anual. O papel do gestor do almoxarifado para garantir o bom uso dos materiais. Relatórios de inventário. Comissão de inventário.
Avaliação e Reavaliação: Macrofunção SIAFI e NBCT. Comissões. Metodologias;
Formas de desfazimento de bens: Decreto nº 9.373/18 e suas alterações. Ferramenta doações.gov; Comissão de avaliação de bens. Classificação de bens móveis inservíveis; critérios de avaliação com base no estado de conservação do bem.
Consolidação dos saldos contábeis e patrimoniais: Relatório Movimento do Almoxarifado - RMA e Relatório de Movimento de Bens – RMB;
Doação em ano eleitoral;
Descarte ambientalmente correto: Abandono e inutilização;
Depreciação, amortização, em atendimento as normas contábeis;
Gessé Ferreira Dias - Chefe do Serviço de Contabilidade e Finanças do Ministério dos Transportes. Possui 28 anos de experiência como servidor público Federal na área de Logística (gestão de patrimônio, gestão contábil e gestão financeira; Licitação, Almoxarifado, Compras, Leilão, desfazimento de bens),
Especialização em Gestão Pública, Auditoria e Perícia Contábil, Gestão Estratégica de Pessoas e Processos Gerenciais e Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos, Gestão por Competências e Planejamento Estratégico, Gestão de Patrimônio Público, Gestão no SIADS e Materiais e Almoxarifado. É também Oficial da Reserva do Exército do Serviço de Intendência com experiência em: gestão de pessoas, gestão financeira e orçamentária, licitações e fiscalização de contratos, graduado em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis.
Em relação à docência, é instrutor em Gestão de Patrimônio para órgãos SIADS e não SIADS e Gestão de Almoxarifado e Materiais e Colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) no curso Gestão de Materiais. Atuou como professor no ensino superior nas instituições UFMS, UFGD,
UNIDERP, FETAC e PNAP/UAB e como Tutor a Distância no Curso de Administração Pública da Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul. Também tem ampla experiência na operacionalização do SIAFI, SIADS, Contratos 4.0, Doações.gov; Compras Governamentais.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7402588307950660.
Investimento Individual: R$ 2.197,00 por pessoa
Preços para Grupos
Para 3 ou 4 participantes: R$ 2.100,00 por pessoa
Para 5 a 6 participantes: R$ 2.050,00 por pessoa
Para 7 a 9 participantes: R$ 2.000,00 por pessoa
Para grupos de 10 ou mais participantes, disponha de condições realmente exclusivas. Não perca a oportunidade de promover o desenvolvimento da sua equipe de maneira eficiente e econômica.
Entre em contato conosco para mais informações ou para formalizar a inscrição do seu grupo.
Incluso:
Plataforma AO VIVO
Acesso à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional.
Replay
Aulas poderão ser assistidas por até 7 dias após sua realização.
Acesso Exclusivo Plataforma do Aluno
Plataforma exclusiva que permite acesso a materiais e interação.
Material
Acesso ao certificado de participação, apostila digital, exercícios e material complementar.
Suporte Técnico
Equipe especializada disponível para atender suas demandas
Inscreva-se AgoraLocal: Online AO VIVO - Plataforma ZOOM
Data: 12 e 13 de maio de 2025
Horário do curso: 8h30 as 12h e 13h às 17h30
Carga horária: 16:00 (dezesseis) horas aulas
Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento
O pagamento deverá ser efetuado em favor de:
Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89
Dados bancários:
Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1
Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090
*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes.
Informações Importantes
- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.
Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.
- O cancelamento só será aceito com antecedência de 5 (cinco) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.
- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.
- A Priori é cadastrada no Sistema de Cadastramento de Fornecedores – SICAF
Contatos: (61) 3036-3602 | WhatsApp (61) 3036-3602 | Celular (61) 99109-9548
Emails: inscricao@prioritreinamento.com.br / contato@prioritreinamento.com.br / vendas@prioritreinamento.com.br