Curso: Execução Orçamentária e Financeira da Folha de Pagamento no SIAFI.

MODALIDADE: Presencial

De 03/11/2025 a 05/11/2025

Brasília - DF

Valor de Inscrição: R$ 3.297,00 (Individual)

Inscreva-se Agora
Apresentação

Este curso visa apresentar aos participantes as rotinas de execução orçamentária e financeira da folha de pagamento no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).

Objetivo

OBJETIVO
Capacitar os participantes na operacionalização da EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DA FOLHA DE PESSOAL NO SIAFWeb, com a demonstração da melhor forma de preenchimento das diversas telas do documento, evidenciando ainda a extração de informações para programação financeira.
OBJETIVO ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM
Compreender os conceitos, normas e procedimentos relacionados à apropriação da folha de pagamento no sistema SIAFI. Apresentar as noções básicas do Subsistema CPR no SIAFIWEB, as principais situações e Naturezas de Despesas Detalhadas, demonstrar de forma detalhada as principais abas e formas de preenchimento e as modalidades de pagamento relacionadas à folha de pagamento, demonstrar os registros do 13º, férias e conciliações e as principais regularizações

Metodologia

O curso será apresentado em slides de forma expositiva e dialogada, utilização do sistema por parte do instrutor. Haverá demonstração da execução da folha de pagamento no SIAFI e atividades práticas (exercícios práticos) para proporcionar uma maior assimilação do conteúdo.


Em todas as aulas os alunos poderão interagir diretamente com o instrutor e tirar dúvidas. As aulas serão transmitidas pela plataforma de videoconferência Zoom Meetings. 


 

Público Alvo

Servidores e/ou empregados públicos federais que executam ou venham a executar a folha de pagamento de pessoal no SIAFIWeb e os técnicos envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária e financeira, bem como o gestor público federal que trabalha no setor de contabilidade ou que se relaciona direta ou indiretamente com a contabilidade por meio do SIAFI.

Conteúdo Programático

MÓDULO 1 – APRESENTAÇÃO E CONCEITOS
1.1. Conceitos e Normas Aplicáveis à Folha;
1.2. Apresentação dos Tipos de Documentos;
1.3. Noções CPR básico;
1.4. Principais Situações Contábeis de Folha de Pagamento;
1.5. Principais Naturezas de Despesa de Folha de Pagamento;
1.6. Tópicos sobre DDP.
MÓDULO 2 – APROPRIAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO NO SIAFI
2.1. Preenchimento das telas de Despesas (Aba de Principal com Orçamento, Aba de Principal sem Orçamento, Aba de Despesa a Anular);
2.2. Desconto (Aba de Dedução);
2.3. Pagamento (Aba de Dados de Pagamento);
2.4. Apresentar a necessidade de emissão OB de Folha e de OB do tipo Banco com Lista de Credores;
2.5. Apresentar as informações da Tela de Resumo para a programação Financeira e Efetuar o pagamento;
2.6. Demonstrar a melhor forma de preenchimento das telas de Encargos (Aba de Encargo);
2.7. Compensações (Aba de Compensação);
2.8. Créditos (Aba de Créditos).
MÓDULO 3 – MODALIDADES DE PAGAMENTO – ORDENS BANCÁRIAS
3.1. Documentos de pagamento;
3.2. Apresentação das principais características de Ordens Bancárias (OBC-Crédito, OBP-Pagamento, OBB-Banco, OBD-Fatura, OBK-Cambio, OBR-Reserva, OBF-Folha, OBJ-Judicial, OBH-Processo Judicial e OB Pix). Relacionamento das movimentações com o Sistema Financeiro. Prazos de pagamento; Horários de emissão;
3.3. Formas de preenchimento no CPR das principais ordens bancárias;
3.4. Roteiro para emissão da OBF-Folha com lista de Banco;
3.5. Exercícios de Fixação.
MÓDULO 4 – REGISTROS 13º SALÁRIO, FÉRIAS E OUTRAS REGULARIZAÇÕES
4.1. Demonstrar a melhor forma de preenchimento das telas de Outros Lançamentos (Aba de Outros Lançamentos), inclusive registros do 13º salários e Férias;
4.2. Demonstrar como reclassificar as despesas executadas na folha e como estornar os valores recebidos relativos a pessoal - Documento \"DD\";
4.3. Demonstrar as ferramentas e como regularizar ordens bancárias canceladas;
4.4. Documento de “DT” e “DB”.

Instrutor

SEBASTIÃO PEREIRA DOS SANTOS: Servidor de carreira do MPU desde 2001. Graduado em Ciências Contábeis pela UniDF. Trabalha na Setorial de Contabilidade do MPU desde 2005. Foi instrutor em várias oficinas da Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas. Ministrou vários treinamentos pela Escola de Administração Fazendária – ESAF, em várias órgãos da Administração Pública Federal, Judiciário, Ministério Público da União e empresas privadas na área de execução orçamentária, financeira e patrimonial (Suprimento de Fundos, SIAFI Operacional, SIAFIWeb, Folha de Pagamento no SIAFI, Regularizações Contábeis, dentro outros). Participou como membro do subgrupo STN na criação das contas PCASP e da alteração da Conformidade de Registro de Gestão.

 

Valores

Investimento Individual: R$ 3.297,00 por pessoa


Preços para Grupos


Para 3 ou 4 participantes: R$ 3.200,00 por pessoa


Para 5 a 6 participantes: R$ 3.150,00 por pessoa


Para 7 a 9 participantes: R$ 3.100,00 por pessoa


Para grupos de 10 ou mais participantes, disponha de condições realmente exclusivas. Não perca a oportunidade de promover o desenvolvimento da sua equipe de maneira eficiente e econômica.


Entre em contato conosco para mais informações ou para formalizar a inscrição do seu grupo.


Incluso: almoço, coffee-break, material de apoio (pasta executiva ou mochila, garrafinha de água, caderno e caneta), apostila impressa/digital e certificado de participação.

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Data, Horário e Carga Horária

Local: Presencial em Brasília/DF


Data: 3 a 5 de novembro de 2025


Horário do curso: 1º e 2º dias das 8h30 as 12h e 13h às 17h30 e 3º dia das 8h às 12h


Carga horária: 20:00 (vinte) horas aulas

Observações Importantes
OUTROS TREINAMENTOS QUE O INSTRUTOR SEBASTIÃO PEREIRA DOS SANTOS MINISTRA:

Curso: SIAFI WEB  BÁSICO – EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

Curso: SUPRIMENTO DE FUNDOS – EXECUÇÃO NO SIAFI WEB

Curso: AS PRINCIPAIS REGULARIZAÇÃO CONTÁBEIS NO SIAFI

Curso: FOLHA DE PAGAMENTO EXECUÇÃO NO SIAFI

Curso: SIAFI OPERACIONAL – BÁSICO 
Outras Informações

Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89

Dados bancários:

Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1

Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090

*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes.

Informações Importantes

- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.

Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

- O cancelamento só será aceito com antecedência de 5 (cinco) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.

- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.

- A Priori é cadastrada no Sistema de Cadastramento de Fornecedores – SICAF

Contatos: (61) 3036-3602 | WhatsApp (61) 3036-3602 | Celular (61) 99109-9548

Emails: inscricao@prioritreinamento.com.br / contato@prioritreinamento.com.br / vendas@prioritreinamento.com.br

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