Curso: SIAFI Operacional e SIAFIWeb Básico.

MODALIDADE: Online e ao vivo

De 08/09/2025 a 12/09/2025

Valor de Inscrição: R$ 2.497,00 (Individual)

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Apresentação

Este curso visa apresentar aos participantes o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) Operacional e Web e proporcionar-lhes o conhecimento das rotinas de execução orçamentária e financeira nesse sistema. Além de apresentar as Noções básicas da Contabilidade Aplicada ao Setor Público – CASP, noções básicas sobre o orçamento, a descentralização de créditos, as fases da execução da despesa e sobre o pagamento, retenções e modalidades de ordens bancárias.

Objetivo

OBJETIVO
Capacitar os participantes a utilizarem o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) Operacional e Web, ferramenta governamental utilizada para a execução e o controle orçamentário, financeiro e patrimonial das unidades administrativas federais.

OBJETIVO ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM

Compreender a estrutura e funcionamento do SIAFI. Entender as principais definições e características do SIAFI. Ter domínio dos termos e conceitos básicos utilizados no sistema, como créditos, empenhos, liquidações e pagamento. Conhecer a interface do sistema localizar informações e realizara consultas de forma eficiente. Diferenciar crédito de recurso. Entender o funcionamento do Subsistema de Contas a Pagar e a Receber (CPR). Entender o funcionamento da execução das fases da despesa no SIAFI, por meio do subsistema CPR. Consultar os documentos registrados no SIAFI. Consultar transações da execução orçamentária e financeira.

Público Alvo

Servidores e/ou empregados públicos federais, profissionais de administração, economia, gestores públicos que trabalhem com informações orçamentárias e financeiras, bem como pessoas interessadas nos fundamentos básicos necessários para a utilização do sistema Siafi nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial das diversas esferas de governo.

Conteúdo Programático

MÓDULO 1 – SIAFI: CONCEITOS BÁSICOS E ACESSO
1.1. Conceitos básicos;
1.2. Objetivos;
1.3. Características;
1.4. Abrangência;
1.5. Formas de acesso e mecanismos de segurança;
1.6. Conceitos fundamentais para navegação;
1.7. Documentos de entrada de dados e modalidade de consultas;
1.8. Visualizando a árvore do SIAFI e linha de comando;
1.9. Acesso e Navegação SIAFI Operacional e SIAFIWeb;
1.10. Apresentando os verbos do sistema SIAFI;
1.11. Tabelas Administrativas: Tabela de Órgão (CONORGAO), Tabela de Unidade Gestora (CONUG).
1.12. Explorando o cabeçalho do Siafi (alterar cores da tela, gravar macros, copiar/colar documentos);

MÓDULO 2 – NOÇÕES DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO (CASP)
2.1. CASP: Conceitos Básicos;
2.2. Equação Fundamental da Contabilidade;
2.3. Método de partidas dobradas;
2.4. Apresentando o Plano de Contas aplicado ao Setor Público (PCASP);
2.5. Escrituração contábil: O registro contábil no Siafi;
2.6. Apresentando as contas pela transação >CONCONTA, sua funcionalidade, natureza de saldo, natureza de informação e ISF;
2.7. Consultas básicas de saldos contábeis no Siafi (>CONRAZAO e >BALANCETE)
2.8. Exercícios práticos no sistema.

MÓDULO 3 – NOÇÕES DE ORÇAMENTO E SUAS CONSULTAS
3.1. Noções dos instrumentos de planejamento governamental: PPA, LDO e LOA;
3.2. Princípios orçamentários;
3.3. Aspectos gerais da LOA: conceitos básicos, créditos adicionais, ciclo orçamentário;
3.4. Principais classificações contábeis presentes na LOA: institucional, funcional, por natureza da despesa e estrutura programática;
3.5. Nomenclaturas utilizadas no SIAFI: Órgão, Unidade Gestora (UG) e Unidade Orçamentária (UO);
3.6. Crédito e Recurso (diferença entre esses termos), Fonte de Recursos;
3.7. Classificadores da despesa e as tabelas de apoio ao orçamento: unidade orçamentária (CONUO), programa de trabalho (CONPT), programa de trabalho resumido (CONPTRES), fonte de recursos (CONFONTE), natureza da despesa (CONNATSOF);
3.8. Conta contábil; conta corrente e célula orçamentária (decodificação da célula orçamentária);
3.9. Conhecendo outros classificadores orçamentários (CONINDORC): plano interno, indicador de resultado primário.
3.10. Demonstração no sistema para consolidação (consultas).

MÓDULO 4 – DESCENTRALIZAÇÃO DE CRÉDITO E EMPENHO
4.1. Entendendo as Fases da Execução da Despesa: Empenho, Liquidação e Pagamento;
4.2. Dotações orçamentárias iniciais no SIAFI;
4.3. Detalhamento o crédito disponível (DETAORC);
4.4. Descentralizando o crédito disponível (NC): Destaque e provisão;
4.5. Empenhando a Despesa (NE): Modalidades de Empenho;
4.6. Consultando documentos da execução orçamentária: consultando Nota de Dotação (CONND), consultando Nota de Descentralização de Créditos (CONNC); consultando Nota de Empenho (CONNE);
4.7. Demonstração no sistema para consolidação (consultas).

MÓDULO 5 – SUBSISTEMA DE CONTAS A PAGAR E RECEBER (CPR)
5.1. CPR: Apresentação. Conceitos Básicos;
5.2. Estrutura e Funcionamento;
5.3. Navegação e tabelas do CPR;
5.4. Documento hábil: inclusão, consulta, gerenciamento de compromissos e gerenciamento de Ordem de Pagamento. (INCDH, CONDH, GERCOMP, DEMCOMP, GEROP. CONTIPDH, CONSIT);
5.5. Demonstração no sistema para consolidação.

MÓDULO 6 – ENTENDENDO O PAGAMENTO, AS RETENÇÕES E AS MODALIDADES DE ORDENS BANCÁRIAS
6.1. Modalidades de ordens bancárias: Emissão, Principais Características, Cancelamento, Consulta;
6.2. Consultando outros documentos da execução da despesa (NS, OB);
6.3. Retenções: IRRF, IRPJ, GPS, ISS;
6.4. Tabelas de Apoio ao Recolhimento de Tributos e Contribuições no SIAFI.
6.5. Códigos de Pagamento: DARF, GPS e ISS (consultas).
6.6. Demonstração no sistema para consolidação (consultas)

Instrutor

SEBASTIÃO PEREIRA DOS SANTOS: Servidor de carreira do MPU desde 2001. Graduado em Ciências Contábeis pela UniDF. Trabalha na Setorial de Contabilidade do MPU desde 2005. Foi instrutor em várias oficinas da Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas. Ministrou vários treinamentos pela Escola de Administração Fazendária – ESAF, em várias órgãos da Administração Pública Federal, Judiciário, Ministério Público da União e empresas privadas na área de execução orçamentária, financeira e patrimonial (Suprimento de Fundos, SIAFI Operacional, SIAFIWeb, Folha de Pagamento no SIAFI, Regularizações Contábeis, dentro outros). Participou como membro do subgrupo STN na criação das contas PCASP e da alteração da Conformidade de Registro de Gestão.

Valores

Investimento Individual: R$ 2.497,00 por pessoa


Preços para Grupos


Para 3 ou 4 participantes: R$ 2.400,00 por pessoa


Para 5 a 6 participantes: R$ 2.350,00 por pessoa


Para 7 a 9 participantes: R$ 2.300,00 por pessoa


Para grupos de 10 ou mais participantes, disponha de condições realmente exclusivas. Não perca a oportunidade de promover o desenvolvimento da sua equipe de maneira eficiente e econômica.


 


Entre em contato conosco para mais informações ou para formalizar a inscrição do seu grupo.


Incluso:


 


Plataforma AO VIVO


Acesso à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional.


Replay


Aulas poderão ser assistidas por até 7 dias após sua realização.


Acesso Exclusivo Plataforma do Aluno


Plataforma exclusiva que permite acesso a materiais e interação.


Material


Acesso ao certificado de participação, apostila digital, exercícios e material complementar.


Suporte Técnico


Equipe especializada disponível para atender suas demandas

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Data, Horário e Carga Horária

Local: Online AO VIVO - Plataforma ZOOM


Data: 8 a 12 de setembro de 2025


Horário do curso: 8h30 as 12h30


Carga horária: 20:00 (vinte) horas aulas

Outras Informações

Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89

Dados bancários:

Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1

Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090

*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes.

Informações Importantes

- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.

Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

- O cancelamento só será aceito com antecedência de 5 (cinco) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.

- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.

- A Priori é cadastrada no Sistema de Cadastramento de Fornecedores – SICAF

Contatos: (61) 3036-3602 | WhatsApp (61) 3036-3602 | Celular (61) 99109-9548

Emails: inscricao@prioritreinamento.com.br / contato@prioritreinamento.com.br / vendas@prioritreinamento.com.br

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