Curso: Gestão Patrimonial. Instrumentos para a Gerência de Material, Almoxarifado e Desfazimento de Bens Móveis. Atualizado pelo MCASP e pela legislação em vigor.

Treinamento com abordagem prática, explorando vários Estudos de Casos polêmicos e enfatizando o MCASP e a participação ativa dos alunos.

MODALIDADE: Online e ao vivo

De 11/11/2025 a 14/11/2025

Valor de Inscrição: R$ 1.897,00 (Individual)

Inscreva-se Agora
Apresentação

O curso tem por objetivo valorizar a área dealmoxarifado e patrimônio e aproximá-la da execução financeira,de maneira que os conhecimentos não fiquem estanques .É indispensável o correto tratamento físico e contábil dos bens,além de uma rotina para o controle do patrimônio,seu desfazimento,sua escrituração,sua depreciação e reavaliação e o cálculo de estoques.

Objetivo

Capacitar os participantes a identificar e compreender:
a estrutura da Administração Pública;
as Classificações Orçamentárias(imprescindíveis para a gestão patrimonial e de almoxarifado);
as características e classificações do Patrimônio e Material com enfoque orçamentário;
as normas de gestão de almoxarifado.

Fórmulas de Estoque;
as normas de Desfazimento de Bens Móveis
as tipos de inventários,particularmente,nas transferências de responsabilidade;
as rotinas de controle interno de controle patrimonial;
a depreciação e a reavaliação;

Metodologia

Este curso será realizado na modalidade EAD (Ensino à Distância).


O treinamento será ao vivo, com acesso através da nossa plataforma.
Teremos aulas expositivas, apostila em arquivo digital e material complementar disponível para download, exposição dialogada e estudos de casos, ao vivo, utilizando a plataforma de videoconferência
O aluno poderá assistir às aulas através do computador, celular ou tablet. E poderá interagir com o professor através do chat ou participação ao vivo em momentos previamente determinados pelo instrutor.

Público Alvo

Servidores que exercem funções relacionadas,direta ou indiretamente,a Compras,Almoxarifado,Patrimônio,Material,Finanças,Orçamento e Controle Interno,nas esferas Federal,Estadual Municipal dos três Poderes,além de escritórios de contabilidade que apoiam os municípios.

Conteúdo Programático

a.Noções Básicas de Execução Financeira,Orçamentária e Contábil(Atualizado pelo MCASP)
Orçamento.
Classificação Institucional,Funcional,Programática e por Natureza da Despesa.
Restos a pagar e Despesa de Exercícios Anteriores.
Suprimento de Fundos(Adiantamentos).
Consolidação das contas públicas
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
Impropriedades encontradas na classificação orçamentária que acarretam erros na contabilidade patrimonial.
b.Patrimônio
Preceitos constitucionais.
Formação,preservação e classificação.
Agregação de valor aos Ativos Imobilizado e Intangível.
Classificação patrimonial de material oriundo de serviços.
Foro e Laudêmio.
Estudo de Caso
Normas de Controle Interno de Almoxarifado,Bens Móveis e Imóveis(Roteiro)
c.Material e Almoxarifado
Consumo e Permanente.
Parâmetros excludentes de material permanente.
Recebimento Provisório e Definitivo.
Renovação e Saneamento de estoques.
Cálculos dos Estoques Mínimo e Máximo,Consumo Médio, Ponto de Ressuprimento e Quantidade a Resssuprir.
Tipos e finalidades dos Inventários.
Controle de bens através rádio frequência(RFID).
Sistema Básico de Material.
Processos de Fornecimento.
Estoques Patrimoniais.
Guarda e Conservação.
Estudo de Caso
Prática para cálculo de estoques
d.Compras Governamentais
Abordagem básica dos sistemas atuais.Casos reais da atuação de Fiscal/Gestor de contratos.
d.Movimentação de material(Almoxarifado e Patrimônio)
Incorporações e orçamentárias e extra-orçamentárias.
Desincorporação.
Relatórios de Almoxarifado-RMA e de Bens Móveis-RMB.
Comodato.
e.Desfazimento de Bens Móveis
Baixas Patrimoniais.
Normas de desfazimento de bens móveis com ênfase em veículos e material de TI.
Transferência, Doação, Cessão e Tipos de Alienação.
Abandono.
SIADS e REUSE.
Almoxarifado Virtual.
Modelos de Termos de Desfazimento .
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
Impropriedades na agregação de ativos
f.Depreciação e Reavaliação
NBCT 16.9 e 16.10
avaliação,reavaliação e depreciação.
conceitos,responsabilidades e procedimentos.
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
Bens adquiridos antes da nova legislação; Bens com valores defasados
Teste de Recuperabilidade

Instrutor

Paulo Silvio Silva de Faria

Graduado como Oficial do Exército-1971 ,Mestrado-Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais-1981 ,Doutorado-Escola de Comando e Estado-Maior-Estratégia Nacional-1986.Na área pedagógica tem os cursos de Operacionalização de Objetivos Educacionais-CEP , de Análise Ocupacional-CEP e de Organização e Métodos-FGV. No Exército foi chefe de Seções de Orçamento, de Finanças e de Patrimônio de Departamentos e Diretorias; Foi instrutor(professor) da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; Foi Chefe da 1ª Inspetoria de Contabilidade e Finança(Órgão Regional de Controle Interno com 98 UG).Na vida civil foi Diretor Adm-Fin do DETRAN/RJ; Assessor da Presidência do IPERJ; Pró-Reitor Administrativo da Universidade SUAM; Coordenador de projetos no Núcleo Superior de Estudos Governamentais/UERJ; Consultor da OM&RM Auditoria e Consultoria. Possui Moção de Louvor pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente ministra cursos em diversas empresas (ESAD, TREIDE,CVI,ONE CURSOS,FTX), , nas áreas de Orçamento, Finanças, Almoxarifado, Patrimônio e Controle Interno, já tendo participado da capacitação de mais de 11000 alunos. É professor de MBA em Gestão Pública e Pós-graduação em Direito e Adm Pública nas Universidades Cândido Mendes e Castelo Branco, no Rio de Janeiro.

Valores

Investimento Individual: R$ 1.897,00 por pessoa


Preços para Grupos


Para 3 ou 4 participantes: R$ 1.800,00 por pessoa


Para 5 a 6 participantes: R$ 1.750,00 por pessoa


Para 7 a 9 participantes: R$ 1.700,00 por pessoa


Para grupos de 10 ou mais participantes, disponha de condições realmente exclusivas. Não perca a oportunidade de promover o desenvolvimento da sua equipe de maneira eficiente e econômica.


Entre em contato conosco para mais informações ou para formalizar a inscrição do seu grupo.


 


Incluso:


 


Plataforma AO VIVO


Acesso à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional.


Replay


Aulas poderão ser assistidas por até 7 dias após sua realização.


Acesso Exclusivo Plataforma do Aluno


Plataforma exclusiva que permite acesso a materiais e interação.


Material


Acesso ao certificado de participação, apostila digital, exercícios e material complementar.


Suporte Técnico


Equipe especializada disponível para atender suas demandas

Inscreva-se Agora
Data, Horário e Carga Horária

Data: 11 a 14 de novembro de 2025


Horário do curso: das 14h às 18h


Carga horária: 16 (dezesseis) horas aula

Observações Importantes

Requisitos: conexão com internet, microfone, fone de ouvido e webcam (recomendado).

Outras Informações

Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89

Dados bancários:

Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1

Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090

*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes.

Informações Importantes

- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.

Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

- O cancelamento só será aceito com antecedência de 5 (cinco) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.

- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.

- A Priori é cadastrada no Sistema de Cadastramento de Fornecedores – SICAF

Contatos: (61) 3036-3602 | WhatsApp (61) 3036-3602 | Celular (61) 99109-9548

Emails: inscricao@prioritreinamento.com.br / contato@prioritreinamento.com.br / vendas@prioritreinamento.com.br

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