Curso: Redação de Documentos Oficiais - Com Foco Nas Mais Recentes Alterações.
Manual de Redação da Presidência da República, terceira edição, Decreto n. 9.758, de 11/4/2019.
MODALIDADE: Presencial
De 20/10/2025 a 22/10/2025
João Pessoa - PB
Valor de Inscrição: R$ 3.197,00 (Individual)
\"A simplicidade resulta sempre de um violento esforço. Não se atinge uma expressão fácil, concisa e harmoniosa, sem longas e tumultuárias lutas em que arquejam juntos espírito e vontade\".
Eça de Queirós. Escritor português. (1845-1900)
Nos últimos 40 anos, a Administração Pública Brasileira passou por grandes transformações, sobretudo como parte do trânsito para a democracia. Desenvolveram-se novas práticas e expectativas de modernização, mas muitas de suas características tradicionais ainda não foram removidas. A modernização efetiva somente ocorrerá de forma significativa com mudanças na comunicação entre as instituições públicas entre si, entre as instituições públicas e privadas e entre o público e sua administração.
Assim, a expressão escrita torna-se uma exigência da organização moderna, comprometida com a qualidade, e um elemento facilitador, ao dinamizar os procedimentos em diferentes níveis e permitir o intercâmbio de ideias e experiências.
Saber explicar situações, definir conceitos, instruir processos, recomendar ações e apresentar soluções são alguns dos diferenciais do profissional da sociedade da informação e do conhecimento. Lembre-se de que seus textos são a evidência persuasiva de sua competência, personalidade e capacidade profissional.
O bom comunicador deve perceber que o compromisso permanente com a clareza e objetividade é essencial para a correta implementação das ações que se torna necessário desencadear. Nesse sentido, economizar o tempo despendido na geração de documentos administrativos é de suma importância para o bom funcionamento institucional.
O Curso REDAÇÃO OFICIAL - COM FOCO NAS RECENTES ALTERAÇÕES foi idealizado a partir dessa visão, com o objetivo de refletir as evoluções do mundo digital e desenvolver técnicas de comunicação e expressão escrita na redação oficial, de acordo com a terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, publicada em 27/12/2018 e Decreto n. 9.758, 11/4/2019.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver técnicas que ajudem a produzir documentos oficiais, expressando ideias de maneira clara, precisa, concisa aplicando-as ao contexto institucional tornando a redação eficaz.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer novas técnicas redacionais, visando atender plenamente às necessidades informacionais do leitor quanto à clareza e à praticidade das informações a serem prestadas;
Eliminar vícios de linguagem, capazes de provocar \"ruídos\" no processo comunicativo e atuar negativamente sobre a qualidade da informação;
Imprimir coesão, coerência, clareza, concisão e pertinência na estruturação dos conteúdos a serem produzidos;
Despertar no treinando a consciência de que comunicação é um processo constante de crescimento ao refletir as evoluções ocorridas na era da revolução digital.
Participativa e fundamentalmente interativa, apoiada tanto na fundamentação conceitual como na abordagem de cases organizacionais - consubstanciada em exercícios práticos - aliada à vivência simulada de ruídos de comunicação corporativa.
O curso será contextualizado por meio de material didático, exercícios individuais/grupo, exposição dialogada, recursos audiovisuais relacionados à realidade profissional, fundamentados pela terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, em vigor a partir de 27/12/2018, e Decreto n. 9.758, 11/4/2019.
Direcionado a servidores públicos envolvidos com a geração, edição e customização de procedimentos; ofício, correio eletrônico, termo de referência e textos afins, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.
Os princípios da Administração Pública refletidos nos textos técnicos (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência);
Compromisso administrativo dos servidores com os documentos elaborados;
Sensibilização para a importância dos documentos técnicos que têm por objetivo subsidiar tomadas de decisões ou que irão responder aos Economistas;
Reflexo da Administração Pública Gerencial nos textos técnicos;
As formas adequadas de apresentar orientações técnicas: pode, deve, convém (com base na Diretiva Nacional da ABNT, de 2007, que propõe regras para a estrutura e redação de Documentos Técnicos);
Princípios norteadores da produção textual
Competência textual: escrever de forma adequada;
A elaboração do texto – mecanismos geradores;
O que faz a qualidade dos textos profissionais;
O uso da linguagem técnica;
Os níveis de linguagem;
Estilo e linguagem do moderno texto técnico;
Semântica: palavras e expressões adequadas;
Homonímia, hiponímia, paronímia, polissemia;
Como definir claramente o objetivo do texto e manter o foco nas necessidades
informacionais do leitor;
Como adequar a linguagem ao público e ao contexto situacional da mensagem;
Como evitar vícios de linguagem, capazes de afetar a credibilidade do redator e, consequentemente, da instituição a que pertence.
Comunicação profissional
Termo de Referência
E-mail como documento oficial de comunicação
Definição;
Valor documental;
Forma e Estrutura;
Campo Assunto;
Destinatários (Cc e Cco);
Local e Data
Saudação Inicial/Vocativo;
Fecho;
Bloco de Assinaturas
Recomendações
Redação de documentos oficiais (noções) com base na terceira edição do Manual da Presidência da República, publicado em 27/12/2018
Ofício;
Ofício conjunto
Ofício conjunto circular
Forma;
Endereçamento;
Vocativo;
Fecho.
* A revisão gramatical será feita, de forma assistemática, com base nas dificuldades apresentadas pelos treinandos ao longo do curso.
RESULTADOS ESPERADOS
O programa consubstancia a compreensão de que o conhecimento - valor intangível - passou a ser o meio dominante, o substituto último de todos os meios de produção. Nesse novo contexto, a escrita técnica ganha relevo todo especial. Dominá-la com precisão tornou-se ferramenta vital para a propagação do conhecimento.
Espera-se que, ao final do treinamento, os participantes estejam aptos a:
Aprender com erros e acertos, identificados com base na análise e reescritura de textos oficiais;
Atualizar conhecimentos no que tange à utilização de modernas técnicas de produção e estruturação textual;
Implementar as ações necessárias à atualização e modernização dos documentos oficiais que produzem;
Rever seus mecanismos de produção textual e refletir criticamente sobre a qualidade de seus escritos.
Suely Cobucci
Educadora Empresarial, consultora e palestrante em Recursos Humanos (RH), Diretora da Cobucci - Desenvolvimento Humano Ltda., Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela FUNIBER - Fundação Iberoamericana Espanha/Brasil, Pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília, Pós-graduada em Psicopedagogia pela UniCEUB, Especialista em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP (Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Psicodrama). Especialista em Jogos de Empresa, Formação em Life & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (2012) licenciada pelo Behavioral Coaching Institute e pelo International Coaching Council.
Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela UniCEUB - Universidade do CEUB.
Professora aposentada da cadeira de Redação e Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Distrito Federal. É professora do Cespe – Centro de Seleção e Promoção de Eventos – na área de Redação Oficial dos cursos de formação para os recém-aprovados em concurso público.
Autora do livro: O Domínio da Redação Empresarial – Exigência de Qualidade nas Organizações (no prelo).
Consultora responsável pela atualização, ampliação e revisão da terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, em Acordo de Cooperação com a Casa Civil, publicado recentemente em 27/12/2018.
Consultora responsável pela elaboração do Manual de Redação e Estilo do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID.
Consultora responsável pela elaboração do Manual de Redação da Embrapa.
Desde 1994, dedica-se ao estudo de temas ligados à melhoria de performance, autoconhecimento, crescimento pessoal e profissional, tendo participado de inúmeros eventos presenciais e a distância, em Brasília e no Brasil.
Investimento Individual: R$ 3.197,00 por pessoa
Preços para Grupos
Para 3 ou 4 participantes: R$ 3.000,00 por pessoa
Para 5 a 6 participantes: R$ 2.950,00 por pessoa
Para 7 a 9 participantes: R$ 2.850,00 por pessoa
Para grupos de 10 ou mais participantes, disponha de condições realmente exclusivas. Não perca a oportunidade de promover o desenvolvimento da sua equipe de maneira eficiente e econômica.
Entre em contato conosco para mais informações ou para formalizar a inscrição do seu grupo.
Incluso: almoço, coffee-break, material de apoio (pasta executiva ou mochila, garrafinha de água, caderno e caneta), apostila impressa/digital e certificado de participação.
Inscreva-se AgoraPresencial em João Pessoa/PB
Data: 20 a 22 de outubro de 2025
Horário do curso: 1º e 2º dias das 8h30 às 12h e 13h às 17h30 e 3º dia das 8h às 12h
Carga horária: 16 horas aulas
Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento
O pagamento deverá ser efetuado em favor de:
Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89
Dados bancários:
Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1
Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090
*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes.
Informações Importantes
- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.
Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.
- O cancelamento só será aceito com antecedência de 5 (cinco) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.
- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.
- A Priori é cadastrada no Sistema de Cadastramento de Fornecedores – SICAF
Contatos: (61) 3036-3602 | WhatsApp (61) 3036-3602 | Celular (61) 99109-9548
Emails: inscricao@prioritreinamento.com.br / contato@prioritreinamento.com.br / vendas@prioritreinamento.com.br