Curso: Suprimento de Fundos e Cartão de Pagamentos do Governo Federal.

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MODALIDADE: Presencial

De 14/07/2025 a 17/07/2025

Brasília - DF

Valor de Inscrição: R$ 3.197,00 (Individual)

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Objetivo

Capacitar servidores a utilizarem o Suprimento de Fundos - SF por meio, principalmente, do Cartão de Pagamentos do Governo Federal – CPGF, evidenciandoe esclarecendo as principais rotinas de execução orçamentária e financeiras no âmbito do SIAFI e procedimentos no Sistema do Cartão de Pagamento (Auto-Atendimento Setor Público do Banco do Brasil).

Metodologia

Exposição teórica (Base Normativa: Lei nº 4.320/64, Decreto nº 93.872/86,


Decreto nº 5.355/05, Decreto nº 6.370/08, Decreto nº 6.467/08) e atividades


práticas (exercícios e estudos de caso) para proporcionar a integração e uma


maior assimilação do conteúdo.

Público Alvo

O enfoque do curso é treinar os servidores responsáveis pela gestão, acompanhamento e execução orçamentária e financeira do Suprimento de Fundos no âmbito da União, utilizando-se o SIAFI e, principalmente, ferramenta Cartão de Pagamento do Governo Federal – CPGF, bem como os agentes supridos.

Conteúdo Programático

Módulo I – Concessão de Suprimento de Fundos
1. Concessão de Suprimento de Fundos: O que é suprimento de fundos; forma de
movimentação do suprimento de fundos; o papel do ordenador de despesas; as
despesas realizáveis por suprimento de fundos; restrições à concessão de suprimento
de fundos; regras gerais para a concessão (Base Normativa: Lei nº 4.320/64,
Decreto nº 93.872/86, Decreto nº 5.355/05, Decreto nº 6.370/08, Decreto nº
6.467/08); limites orçamentários e financeiros para a concessão e utilização do
suprimento; exercício prático de concessão.

Módulo II – Execução Orçamentária do Suprimento de Fundos
 1. Execução. Criação da lista de itens. Emissão de empenhos.

 2. SiafiWeb (Novo CPR): Apresentação, Vantagens do CPR, Conceitos Básicos, Liquidação das
despesas de suprimento de fundos, Estrutura e funcionamento do NovoCPR.

3.Conhecendo as Tabelas de Apoio: Verificando Tipos de Documentos (CONTIPDH),
Consultando as Situações (CONSIT).

4. Inclusão de documento hábil SF.

Módulo III – Gerenciamento do Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF)
1. Aspectos do Auto-Atendimento Setor Público (AASP) referentes ao Cartão de Pagamentos do Governo Federal (CPGF), principal mecanismo de movimentação para a aplicação do suprimento de fundos nas unidades gestoras da Administração Pública Federal. Conceitos. Finalidades.

2. Consultando demonstrativos mensais.

3. Incluindo e alterando Limites no AASP.

4. Visualização e impressão das faturas do CPGF.

5. Concedendo poderes a outros usuários do AASP.

6. Execução da despesa pelo suprido; utilização dos recursos pelo suprido; utilização do CPGF segundo o Banco do Brasil; problemas mais comuns observados em processos de suprimento de fundos.

7. Utilização dos recursos pelo suprido – saque com o CPGF.

Módulo IV – Execução Financeira do Suprimento de Fundos
1. Solicitação de recursos; autorização para utilização dos recursos.

2. Procedimentos para o pagamento da fatura do CPGF.

3. Retenções tributárias no processo de suprimento de fundos: noções da IN RFB nº 1.234/2012, da IN RFB 971/2009 e da LC 116/2003 na relação com as despesas de suprimento de fundos; passo a passo no Siafi para a retenção tributária do suprimento em dois momentos: i) saque do supridopelo valor líquido da despesa; e ii) saque do suprido pelo valor bruto da despesa. 

Módulo V – Prestação de Contas do Suprimento de Fundos e Sistema do Cartão de Pagamento (SCP)

1. Reclassificação da despesa no CPR.

2. Devolução de valor do saque não utilizado(GRU/DU).

3. Anulação dos saldos de suprimento de fundos não utilizados.

4.Lançamento no CPR os saques efetuados.

5. Anulação parcialmente dos saldos de empenhos não utilizados.

6. Aspectos do detalhamento das despesas de suprimento de fundos no SCP.

7. Detalhamento de compras por meio de fatura e por meio de saques com o Cartão de Pagamento do Governo Federal. 8. Preenchimento dos
campos de detalhamento no SCP.

Instrutor

Bruno Henrique Nunes Pedroso 

- Contador pela Universidade de Brasília – UnB (2008). Pós-Graduado em Gestão em Controladoria Governamental (2013).

- Analista Judiciário – Especialidade: Contabilidade, lotado na Secretaria de Orçamento e Finanças do TRT 10ª. Chefe do Núcleo de Gestão das
Informações Contábeis - NUGIC. Contador Responsável pelo TRT10. Secretário de Orçamento e Finanças – Substituto.

- Ex-servidor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: Analista em Ciência e Tecnologia (julho de 2010 a março de 2014) lotado na Setorial de Contabilidade.

- Ex-servidor do Ministério da Integração Nacional:
Analista Administrativo (setembro de 2009 a julho de 2010), atuando na Setorial de Contabilidade.

-Ex-servidor do Ministério da Educação: Agente Administrativo (setembro de 2005 a setembro de 2009), desempenhando atividades relacionadas à execução orçamentária e financeira.

- Ministra treinamentos de: Tesouro Gerencial, Siafi Operacional, Execução Orçamentária, Financeira e Contábil, Suprimento de Fundos,
Folha de Pagamento aplicada ao SIAFI, Mensuração de Ativos Imobilizados (Reavaliação, Redução a Valor Recuperável, Depreciação,
Amortização e Exaustão), Conformidade Contábil aplicada ao SIAFI.

- Já atuou como instrutor em diversas empresas contratantes: ESAF, ENAP, ABOP, DLS Treinamentos, ONeCursos, FLX Treinamentos, MMP
Cursos, Priori Treinamentos e Aperfeiçoamento, Gestão Treinamentos, Rosaura Haddad Treinamentos, Supreme Capacitação e Treinamento.

- Já atuou como instrutor em diversos órgãos: Agência Nacional de Telecomunicações, Colégio Pedro II, Impressa Nacional, Instituto de
Pesquisas Econômicas Aplicadas – IPEA, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, Ministério da Infraestrutura, Ministério da
Justiça e Segurança Pública, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Esporte, Presidência da República – PR, Procuradoria
Regional do Trabalho – GO, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, Tribunal
Regional do Trabalho da 6ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Tribunal
Regional do Trabalho da 11ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, Tribunal Regional Eleitoral/AL, Tribunal Regional Eleitoral/RN, Tribunal Regional Eleitoral/RR, Tribunal Regional Federal 1ª Região/RR, Tribunal Superior Eleitoral – TSE.

Valores

Investimento Individual: R$ 3.197,00


*A Priori Possui Condições Especiais Para Capacitação De Grupos E Equipes (3 Ou Mais Participantes Vinculados Ao Mesmo Órgão/Instituição/Fonte Pagadora)

Incluso: Material didático e de apoio; pasta executiva; almoço e coffee-break e certificado.

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Data, Horário e Carga Horária

Data: 14 a 17 de julho de 2025


Horário do curso: 8h30 às 12h30


Carga horária: 20 horas aulas

Observações Importantes

Requisitos: conexão com internet, microfone, fone de ouvido e webcam (recomendado).

Outras Informações

Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89

Dados bancários:

Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1

Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090
Código do Operador: 66606296

*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (3 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição/fonte pagadora)

Informações Importantes

- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.

Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

- O cancelamento só será aceito com antecedência de 2 (dois) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.

- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.

- A Priori é cadastrada no SICAF

Contatos: (61) 3036-3602 e 3036-3614 Fax: (61) 3036-3624

Emails: inscricao@prioritreinamento.com.br / contato@prioritreinamento.com.br / vendas@prioritreinamento.com.br

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